Se você já possui em casa o hábito de separar o lixo reciclável do comum sabe que contribui de forma importante para o meio ambiente. No entanto, se ao realizar a seleção você lava o lixo imaginando que é a maneira correta de fazer o processo, está enganada. Especialistas garantem que limpar os itens que vão para a reciclagem é pura bobagem que não ajuda em nada.
Leia também:
Como descartar o lixo de forma correta
13 coisas que você precisa jogar no lixo hoje mesmo
6 erros que você comete ao por o lixo na rua que estão prejudicando o meio ambiente
Além de gerar mais esgoto, lavar potes de iogurtes, garrafas PET e caixas de leite promove gasto desnecessário de água. Não é preciso lavar o lixo reciclável porque, quando levados às cooperativas, eles são novamente lavados antes de seguirem para as indústrias de reciclagem.

A dica para evitar aparecimento de insetos e manter o lixo armazenado em casa de maneira higiênica é guardar os resíduos em sacos plásticos bem fechados. Comece separando o lixo orgânico do inorgânico. Os materiais orgânicos são a comida e os restos de jardim, enquanto os inorgânicos são materiais que não se decompõem ou levam muito tempo para se decompor, como plástico, metal e vidro.
O lixo considerado perigoso, como pilhas, baterias, peças de informática e eletrodomésticos, não pode ser reciclado e precisa de um tratamento anterior. Na hora de se desfazer desse tipo de lixo é importante conhecer locais dedicados para receber exclusivamente os resíduos.
Aprenda como manter sua cozinha sempre organizada:
[bolsatv organize-sua-cozinha]





