Os segredos dos suflês

A dica desta semana é um presente para a nossa barriga e, é claro, para o nosso paladar. Vamos dar uma olhada nesta maravilhosa invenção culinária chamada soufflé – ou suflê. A geladeira está quase vazia, a turminha de casa querendo jantar e você aí, parada, olhando para a geladeira e se perguntando o que fazer para satisfazer a todos e poder, finalmente, curtir um momento de pernas para o ar assistindo a um bom programa de TV. É simples, basta tirar uma receita de soufflé da gaveta e você verá como ela pode se transformar em um grande curinga.

Soufflé é uma palavra francesa que quer dizer “soprado, ou inchado”. O verdadeiro suflê é sempre servido quente, podendo ser salgado ou doce. É um prato preparado à base de bechamel ou algum tipo de purê, a liga é dada com gema de ovo e depois são adicionadas as claras batidas em neve. Ao bater as claras, o que fazemos na verdade é incorporar ar nas claras. Sob o efeito do calor, o ar preso nas claras se dilata e aumenta o volume do preparo de base (purê ou bechamel) e deve ser servido imediatamente.

Existem também os deliciosos suflês gelados, mas esses são uma “mentirinha” já que, por não irem ao forno, não são resultado do tal fenômeno térmico, mas a aparência é semelhante ao do verdadeiro suflê.

Existem algumas regras básicas para fazer bonito com esse prato que sempre impressiona quando é servido e que não passa de uma brincadeira para ser feito! É fundamental ter uma fôrma cilíndrica para que o aquecimento do prato seja feito por igual e ele possa crescer de forma regular. Antes de colocar o suflê no forno, uma boa dica é colocar o preparo de base perto do fogão em banho-maria, enquanto o forno está preaquecendo. Regra de ouro: nunca abra a porta do forno durante o cozimento.

Podemos fazer suflê de tudo, com qualquer produto nobre ou com qualquer resto. Basta ver o que tem na sua casa e vamos lá! Pode ser de atum, de queijo, presunto, espinafre, legumes, salmão, banana, laranja, chocolate e por aí vai.

Vou dar algumas receitas básicas, basta seguí-las a risca que eu garanto o seu sucesso!

Bechamel: derreta 100g manteiga em uma panela, junte 100g de farinha e misture com a colher de pau. Retire do fogo, junte ½ litro de leite morno aos poucos e bata com o batedor de cozinha, evitando a formação de caroços. Coloque novamente no fogo brando, continue mexendo com o batedor até engrossar bem. Tempere com sal, pimenta do reino e noz moscada. Essa é a base para os suflês salgados.

Suflê de queijo (meu predileto, delicioso servido com uma boa salada verde)

100 g de farinha

100 g de manteiga

½ litro de leite

125 g de queijo ralado

5 ovos separados

sal e pimenta do reino

Modo de fazer

Faça o bechamel, junte o queijo ralado, deixe esfriar um pouco. Adicione as gemas, misture bem e junte finalmente as claras em neve bem duras, misturando e levantando sempre a colher para incorporar ar à mistura. Unte a forma com manteiga, coloque o preparo e leve ao forno médio e preaquecido por aproximadamente 45 minutos.

Para diversificar esta receita basta substituir o queijo por outro ingrediente.

Suflê de chocolate

250 g de chocolate meio amargo em barra

3 ovos inteiros

3 claras

50 g de manteiga

1 colher de café de maizena

2 colheres de sopa de açúcar

Modo de fazer:

1. Coloque o chocolate quebrado em pedaços em uma panela com a manteiga, derreta em banho-maria

2. Preaqueça o forno

3. Separe as claras das gemas

4. Bata as 6 claras em neve bem firmes

5. Deixe esfriar um pouco o chocolate derretido e adicione as 3 gemas

6. Salpique a maizena sobre o preparo e misture

7. Adicione as claras em neve com delicadeza, levantando a colher

8. Unte a fôrma com manteiga, coloque o creme de chocolate e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos

Dica: Quando for adicionar as gemas, o chocolate deve estar morno. Você sabe quando é a boa temperatura quando pode tocar o fundo da panela sem se queimar.