Pensando nelas

Hoje, a mulher que está no mercado de trabalho possui, em média, um ano a mais de estudo que o homem, mas o seu salário ainda é mais baixo, correspondendo a 65% da remuneração masculina. Mesmo assim, as mulheres se tornaram uma parcela significativa dos consumidores, com poder de compra muitas vezes superior ao dos homens. Direta ou indiretamente, elas são responsáveis pela decisão na hora da compra. Por este motivo, o público feminino deixou de ser visto apenas como um “nicho” de mercado, e muitos produtos e serviços estão sendo pensados para atender exclusivamente às suas necessidades. E a tendência é que o poder de consumo feminino (inclusive o salário) aumente cada vez mais.

Empresas dos mais diversos segmentos têm percebido essa demanda, preocupando-se em desenvolver e oferecer itens, utilidades e espaços “só para elas”. Inclua neste pacote desde acessórios, produtos de informática e carros até academias, lazer e cursos. É também com este foco que o Bolsa de Mulher está lançando o seu espaço de e-learning, a Universidade Feminina. Os cursos online oferecidos são destinados às mulheres que desejam agregar conhecimento em diversas áreas, como fotografia, maquiagem, finanças e gastronomia. “É um canal especial de relacionamento com as usuárias. As mulheres ganham cursos gratuitos voltados ao seu perfil. O Bolsa oferece um espaço único de informação e troca de experiências e as marcas que desejam falar com o público feminino se associam à educação e ganham um formato diferenciado de anunciarem”, afirma Andiara Petterle, CEO do Bolsa de Mulher.

Tem muito mais para elas!

Os objetos produzidos para o público feminino vão muito além das roupas, jóias e acessórios, já tão relacionados ao seu universo. A verdadeira “revolução” no mercado se deve à atenção que marcas e segmentos comumente associados aos homens – ou sem distinção de sexo – estão dispensando, agora, às mulheres. Nomes como Nike e Adidas há alguns anos incluíram em sua lista de produtos linhas exclusivamente pensadas para elas. Surgiu a NikeWomen, com produtos milimetricamente adaptados às formas do corpo da mulher. A Adidas, além da Adidas Women, conta com a parceria da estilista Stella McCartney, que assina uma coleção de roupas e calçados esportivos femininos cheia de charme e estilo.

Na parte de eletrônicos, sempre tem uma versão cor-de-rosa ou mais delicada de um laptop, de um MP3 player, de um celular etc. A Leadership , maior distribuidora de acessórios de informática do Brasil, lançou até uma linha feminina de produtos, que vão desde cases floridos para notebooks, passando por pen drives customizados em irresistíveis tons pink, até mouses e teclados decorados com strass. Já tem até um modelo de celular, lançado no Japão, com alarme que avisa quando está chegando o período fértil, entre outras funções. O que dizer, então, do vibrador íntimo OhMiBod, apetrecho que, conectado ao iPod, produz vibrações que acompanham o ritmo da música que está sendo tocada? No mínimo interessante…