Seu bichinho longe das pulgas: cinco dicas infalíveis para mantê-lo livre desse mal

por | jun 30, 2016 | Casa

Por mais que você tome todo o cuidado com a limpeza do seu pet, um simples passeio no parque já é capaz de infestá-lo de pulgas. E é aí que mora o perigo: elas são capazes de picar o animal mais de 400 vezes ao dia. Esses insetos estimulam o organismo dos nossos animais a liberar uma substância chamada histamina, provocando coceiras, reações alérgicas e até lesões. Nossos amigos de quatro patas ficam muito incomodados e a gente também, ao vê-los desse jeito.

Além das pulgas, várias outras doenças também podem atingir seu pet e até desencadear problemas mais sérios. Para evitar essa dor de cabeça, fique por dentro de cinco dicas que irão te ajudar a deixar o seu melhor amigo protegido.

Cuidados com animal de estimação

Visite o veterinário regularmente

É fundamental que você leve seu pet ao veterinário regularmente. É ele quem poderá avaliar como está a saúde do seu animal, além de realizar diagnósticos mais específicos, como de alergias, de sensibilidade a algum alimento, produto químico ou medicamento.

Se o seu melhor amigo de quatro patas estiver se coçando demais, ele pode estar com DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas). Os animais que possuem essa alergia são sensíveis a saliva das pulgas, mas apenas o veterinário poderá dizer se realmente é isso que está acontecendo e te orientar quanto ao melhor tratamento para o seu pet.

O ideal é que você marque uma consulta rapidamente, pois além de correr o risco de ficar com anemia, já que as pulgas sugam o sangue do animal, ao se coçar, ele pode acabar se machucando.

Evite passeios em lugares infestados

Uma pulga pode colocar cerca de 20 a 25 ovos por dia, que eclodem rapidamente. Por isso, na hora de passear, tome cuidado com ambientes quentes e úmidos. Esses insetos costumam ficar em locais baixos, como o chão, frestas e cerdas e se reproduzem de forma espantosa.

Evite lugares com muita grama e que sejam frequentados por outros animais que possam ter pulgas. Elas conseguem pular mais de 100 vezes a altura do próprio corpo, o que facilita a infestação no seu animal. Outra dica muito importante é usar produtos contra pulgas, para mantê-lo protegido durante os passeios.

Dê banhos regulares

Banhos frequentes são essenciais para que, além de manter o seu pet limpo, você consiga saber se ele está ou não com pulgas. Como elas são pequenas, conseguem se esconder muito bem entre os pelos, dificultando na hora de procurá-las.

Durante o banho ou a escovação do seu cão ou gato, fique alerta aos indícios. Pontinhos pretos soltos na pele do animal, que mais parecem uma areia preta, por exemplo, podem ser as fezes do inseto. Como as pulgas adultas se alimentam do sangue dos animais, as fezes são compostas de sangue digerido.

Use antipulgas

A utilização do antipulgas é essencial na prevenção de pragas urbanas. Ele é indicado para eliminar as pulgas adultas do animal e prevenir os vermes ( Dipylidium caninum) que podem contaminar o seu bichinho, caso ele ingira os insetos acidentalmente ao se lamber ou enquanto dorme. Este verme também pode ser passado para nós, seres humanos, em casos de ingestão acidental.

É necessário ficar atenta quanto à forma correta de aplicar as doses de antipulgas no seu pet, pois elas variam de acordo com o peso do animal.

Mantenha os ambientes limpos

Higienizar o local onde o seu pet fica com produtos de limpeza convencionais não irá eliminar as pulgas. É fundamental que seja realizada a aplicação de produtos específicos para estes insetos, pois 95% das pulgas ficam no ambiente e somente 5% no animal. Aplique estes produtos com frequência na caminha onde ele dorme, nos tapetes, sofás, rodapés e no chão. Apesar de só enxergamos o inseto adulto, os ovos, larvas e pupa também se instalam na casa e a reprodução acontece rapidamente.

O ideal é colocar um produto especifico dentro do aspirador de pó e aspirar a casa toda, principalmente, os cantinhos mais escondidos e tapetes. Desta forma, as fases imperceptíveis da pulga serão sugadas e mortas. Ao varrer, você pode fazer com que as pulgas se espalhem ainda mais.

Para manter seu pet longe das pulgas, aposte em Advocate, da Bayer. Ele mata e previne as pulgas do seu melhor amigo de forma rápida e eficaz.