Saiba como incluir essa bebida na rotina de acordo com suas necessidades
A alimentação é um ponto crucial para fortalecer a saúde. E os chás medicinais fazem parte desse combo.
Existem algumas ervas, por exemplo, que quando combinadas podem render um chá potente para a saúde feminina. Veja quais são elas e quando consumir essa bebida.
Ervas indicadas para chá para fortalecer a saúde feminina

Focada em uma ginecologia holística, Dra. Priscila Schramm Gonsalez apresentou algumas ervas que podem contribuir muito para a saúde da mulher. São elas:
Capim-limão (Lemongrass)
Com ação calmante, funciona como um ansiolítico natural. Por isso, é ótimo para TPM, ansiedade, insônia. Além disso, conta com propriedades digestivas e diuréticas leve, combatendo a retenção de líquidos e distensão abdominal. Pode ainda ajudar a aliviar dores leves, como cólicas menstruais.
Cardamomo
Causa um aquecimento no sistema digestivo, combatendo o inchaço e gases, comuns na fase lútea e menstrual, por exemplo. Graças ao efeito estimulante suave, pode melhorar casos de letargia e fadiga, especialmente na fase menstrual ou pós-ovulatória. Além disso, atua nos sistemas reprodutivo e nervoso.
Pandan
“Planta tradicional do sudeste asiático, com ação relaxante, digestiva e hipoglicemiante leve.” Sendo assim, ajuda na regulação do açúcar no sangue, o que é crucial para mulheres com resistência à insulina, SOP ou tendência a hipoglicemia.
Pétalas de rosa
Com antioxidantes e flavonoides, esse ingrediente é muito indicado para nutrir o sistema reprodutivo feminino. Além disso, ajuda na regulação emocional, favorece o relaxamento e é aliado em fases como TPM e menopausa.
Quando tomar?
Existem alguns momentos em que essa mistura de ervas pode ser uma grande aliada. Durante o ciclo menstrual, por exemplo, principalmente na fase menstrual e lútea (após a ovulação), a médica sugere a ingestão do líquido morno à noite com o foco de “reduzir tensão, cólicas leves, ansiedade e favorecer o sono.”
Além disso, durante a TPM e quando se sentir mais sensível, a mistura de cardamomo e pétalas de rosa ajudam a encontrar um equilíbrio maior. “Adicione um fio de óleo de coco ou leite vegetal para um efeito mais nutritivo”, sugere.
Em casos de SOP (síndrome do ovário policístico) e resistência à insulina, a sugestão é tomar após o almoço ou jantar para melhorar a digestão, reduzir picos glicêmicos e desinchar. Por fim, na menopausa, essa bebida “atua suavemente no sistema nervoso, ajudando com irritabilidade, calorões e insônia leve”.