Exaustão mental dá sinais emocionais, físicos e relacionados à produtividade: saiba reconhecer

por | set 6, 2023 | Saúde e bem-estar

A exaustão mental é um processo de desgaste que ocorre devido ao acúmulo de estresse, excesso de tarefas e até mesmo pela grande quantidade de informações que nosso cérebro recebe diariamente. Não à toa, em tempos de redes sociais, o problema tem se apresentado com uma frequência cada vez maior.

O esgotamento da mente nem sempre sinaliza uma síndrome de burnout, doença caracterizada pela sobrecarga e estresse extremo, geralmente no ambiente de trabalho. Os sintomas, no entanto, podem ser bastante parecidos.

Sintomas de exaustão mental

Ansiedade pode piorar com a ingesta de certos alimentos
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A exaustão mental, que pode atingir qualquer pessoa em idade produtiva ou durante a vida estudantil, pode provocar alterações físicas e emocionais. Entre os principais sintomas, segundo informações da Mayo Clinic, estão:

  • Ansiedade;
  • Apatia;
  • Depressão;
  • Irritabilidade;
  • Falta de motivação;
  • Tendência ao choro;
  • Sensação de desesperança;
  • Nervosismo;
  • Fadiga;
  • Dores de cabeça;
  • Falta de apetite;
  • Dores musculares.

Além disso, é preciso frisar também que, além dos sintomas emocionais e físicos, a exaustão mental também dá sinais claros na forma como a pessoa se comporta ou em termos de produtividade. É possível, portanto, que ela apresente:

  • Dificuldade em cumprir prazos;
  • Menor comprometimento com o trabalho;
  • Faltas frequentes no trabalho;
  • Necessidade de mais tempo para completar tarefas habituais.

Como tratar a exaustão mental

Cansaço
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O primeiro passo para tratar a exaustão mental é tentar reconhecer, evitar e eliminar os fatores estressores. Procurar ajuda de um psicólogo, por exemplo, pode ajudar nesse reconhecimento e favorecer a recuperação da sensação de bem-estar.

Quando não é possível mudar uma situação estressora por tê-la fora do controle, é importante buscar técnicas de atenção plena, que ajujdam a focar no momento presente. Mesmo que uma série de coisas ruins estejam acontecendo, certamente há situações neutras ou positivas para destacar – e listá-las pode ajudar a apaziguar a sensação de “ameaça”, acalmando a ansiedade.

Atitudes simples no dia a dia e pequenas mudanças de comportamento também podem combater a exaustão mental. Praticar exercícios regularmente, manter uma boa rotina de sono, se alimentar de forma saudável e equilibrada ajudam a aliviar o estresse e evitam o esgotamento.

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