viajar sozinha

7 dicas para quem quer viajar sozinha: do tipo de bagagem ao que você deve evitar

Viajar sozinha não é sobre ausência de medo, mas sobre coragem; a seguir, veja como fazer isso com segurança

O ato de viajar sozinha ainda causa estranhamento para muita gente, mas, na prática, tem se tornado uma escolha cada vez mais comum entre mulheres que buscam autonomia e novas perspectivas.

Afinal, longe de ser um ato de isolamento, a viagem solo pode abrir portas para encontros, descobertas e uma conexão profunda consigo mesma.

Dicas úteis para viajar sozinha

1. Explore sua cidade

viajar sozinha
(Créditos: Freepik)

Construir uma boa relação com a própria companhia é muito importante para curtir o período solo. Por isso, a primeira dica é começar a sair sem ninguém um pouco antes da viagem para se habituar.

Você pode ir ao cinema, conhecer um restaurante novo, ao parque e até a festas, entendendo como age nos lugares sozinha, o que gosta e o que prefere não fazer.

2. Comece com viagens curtas

viajar sozinha
(Créditos: Freepik)

A primeira viagem solo pode despertar muitas inseguranças; por isso, começar com deslocamentos mais curtos é uma boa forma de ganhar confiança.

Visitar uma praia, uma cidade histórica ou um destino de ecoturismo são ótimas alternativas. Por estar mais próxima de lugares familiares e da sua rede de apoio, você tende a se sentir mais segura para dar os primeiros passos.

3. Procure relatos de outras viajantes

Home office
(Créditos: Pexels)

Na hora de definir o destino da viagem, vá além dos guias turísticos e das reportagens tradicionais: busque também relatos de outras mulheres que já visitaram o local.

As redes sociais são ótimas fontes de informações sobre passeios, hospedagem, cultura local e, principalmente, sobre o quão seguro e acolhedor o destino é para mulheres que viajam sozinhas.

4. Tenha uma reserva de emergência

(Créditos: Freepik)

Imprevistos podem acontecer – desde um atraso ou cancelamento de voo até a necessidade de trocar de hospedagem, pagar um transporte inesperado ou buscar atendimento médico.

O ideal é manter essa reserva separada do orçamento principal da viagem e, se possível, distribuída em diferentes formatos, como dinheiro em espécie, cartão de crédito e conta digital.

5. Monte uma bagagem funcional

(Créditos: Freepik)

Evitar o excesso de bagagem facilita muito os deslocamentos, independente do destino.

Prefira roupas versáteis, que possam ser combinadas e usadas em diferentes ocasiões. Leve sempre um cadeado para proteger seus pertences, especialmente se for se hospedar em hostels.

Também é importante carregar um kit básico de primeiros socorros e medicamentos para desconfortos comuns, como dor de cabeça ou enjoo.

6. Compartilhe seu roteiro com alguém de confiança

(Créditos: Freepik)

Pode ser um familiar, o parceiro ou uma amiga – ou, melhor ainda, todos eles.

O mais importante é contar com pessoas de confiança para compartilhar os detalhes do seu roteiro e garantir que alguém esteja acompanhando sua viagem, mesmo à distância.

7. Muita atenção com bebidas alcoólicas

vinho
(Créditos: Freepik)

Sozinha e longe de casa definitivamente não é o momento ideal para exageros.

Evite qualquer coisa que possa alterar sua consciência. Se você costuma beber uma taça de vinho, procure não exagerar. Com a consciência alterada – mesmo sem estar bêbada – deixamos de perceber sinais importantes. É fundamental se manter atenta.

Além disso, prefira sempre bebidas lacradas e abertas por você mesma e não aceite bebidas ou alimentos, alcoólicos ou não, de estranhos ou pessoas que acabou de conhecer.

Viagens