Vinícola preserva lenda de um fantasma que colhe uvas ao luar: é uma tragédia de amor

por | abr 29, 2022 | Viagem

Fundada em 1916, a vinícola ” Ladrón de Lunas” tem o mesmo nome que uma das lendas mais famosas da cidade de Requena, na Espanha, e não por coincidência: ela é a responsável atualmente pela visitação da “Bodega Honda”, palco principal da antiga história que começou no século 18.

O Ladrão de Luas

Reza a lenda que Nicolás, filho de um grande proprietário de vinhedos, insistia para que o pai aprendesse a fazer seu próprio vinho e não vendesse mais uvas. Embora tivesse estudado enologia e apresentasse argumentos válidos, ele não era escutado.

Na antiga Espanha, era comum o hábito de cômodos subterrâneos para o armazenamento de comidas e bebidas.
RCerruti/IStock

Até que, em meio aos dias de discussão, o jovem se apaixonou pela filha do prefeito da cidade e inimigo político de seu pai.

Diante do amor impossível, a decisão de Nicolás foi sair em noites sem lua, com uma capa negra, para visitar sua amada. Além disso, no trajeto, ele colhia as melhores uvas do pai para fazer seu próprio vinho.

No entanto, a história de que havia um fantasma que andava nas noites sem lua para caçar almas rebeldes e nas noites mais claras para roubar uvas dos vinhedos não demorou a se popularizar nos vilarejos.

A figura foi chamada primeiro de “Ladrão de Uvas”. Depois, ele virou o “Ladrão de Luas”.

O pai de Nicolás imaginou que algum funcionário do seu adversário fosse o responsável pelo roubo das suas uvas, então montou uma emboscada com homens de confiança.

Nicolás unia suas duas paixões durante as noites: a ida até à amada e a colheita de uvas.
Mimadeo/IStock

Em uma noite escura, o jovem estava a caminho da casa da amada quando notou que, na verdade, tratava-se de um eclipse. Quando a lua reapareceu, os capangas atiraram de uma só vez no vulto.

Tomado pela tristeza e culpa, o pai do jovem trancou-se em casa, mas logo foi informado sobre o descobrimento de uma adega subterrânea na residência de seu filho morto.

Dentro dos diversos galões armazenados no local, estava o melhor vinho que o pai já havia provado na vida. Ao entender que Nicolás estava certo, decidiu, finalmente, seguir a ideia que tanto tinha rejeitado.

A Bodega Honda

https://www.instagram.com/p/CZjEKdpIgPh/

Hoje chamada de Bodega Honda, segundo a história, é onde Nicolás teria guardado os vinhos que fazia. Com 31 vasos originais da época, o local está aberto para o turismo e degustações.

Para visitá-lo, é preciso entrar em contato com a vinícola “Ladrón de Lunas”, que também oferece cursos sobre vinhos.

Viagens