12 razões normais pelas quais os bebês choram: calor, cólica, fralda apertada e mais

por | nov 7, 2017 | Gravidez e bebês

Todo bebê chora. Por mais angustiante que possa ser não saber nomear o motivo pelo qual o pequeno não para de chorar, é importante lembrar que esse comportamento não está fora da normalidade. Muito pelo contrário, bebês completamente saudáveis são capazes de chorar entre uma e três horas por dia, sem que haja nada de errado. Chorar é o único jeito que o bebê tem de comunicar suas necessidades e com o tempo é possível para mães e pais notarem a distinção entre os tipos de choro. Reunimos  aqui alguns possíveis motivos que levam os pequenos aos prantos.

Por que eu choro? 

Estou com fome

A fome é o motivo número um para um recém-nascido chorar. Por ter o estômago muito pequeno,  o bebê não aguenta quantidades muito grandes de leite e sente fome constantemente. Quanto mais novo for o bebê, maior chances de chorar por fome. Além disso, é comum nos primeiros meses o pequeno ter dificuldade para mamar, pois ainda está aprendendo a sugar o leite.

Estou com sono

istock

Nem sempre que estiver cansado o bebê vai conseguir fechar os olhos e tirar uma soneca. Quando o sono não vem, é comum ele demonstrar o cansaço com mais irritabilidade e agitação, o que torna ainda mais difícil ele dormir e mais fácil de chorar.

Minha barriga dói

Com um sistema digestivo imaturo, é normal o bebê chorar de cólica, por causa de  gases, porque está com dificuldade de fazer cocô ou até por causa de refluxo. 

Quero arrotar

Quando o bebê chora depois da amamentação pode significar que um arroto pode estar relutante em sair.

Minha frauda está suja

Tem bebês que querem ser trocados assim que sua frauda fica suja, especialmente se estiverem com a pele irritada.

Meu dente está nascendo

shutterstock

O nascimento dos dentes é um processo demorado que incomoda bastante alguns bebês. Para identificar se é daí que está vindo o choro, experimente sentir a gengiva dele com seus dedos. Os primeiros dentinhos costumam surgir entre os 4 e os 7 meses, mas podem chegar bem antes ou bem depois.

Preciso atenção

A falta de estímulo também pode causar desconforto, alguns bebês não gostam do escuro e ficam mais calmos em contato com pessoas, observando a movimentação.

Ai que calor, ai que frio

Recém-nascidos não estão acostumados com  o contato do ar na pele. O estranhamento é suficiente para levá-lo aos prantos enquanto estão pelados, durante a troca ou banho. Por outro lado, o calor excessivo também é motivo para desconforto.

Quero colo

Shutterstock

Muitos bebês precisam de contato físico para se sentirem seguros. Diante de uma realidade distinta da que experimentava dentro de sua mãe, sentir o calor da pele, ouvir o coração e estar embrulhado no colo dos pais são formas de reconfortar a saudade do útero.

Tudo está me incomodando

Como tudo é muito novo, qualquer detalhe fora do que é familiar pode gerar incômodo ao bebê. Por exemplo, dobra da fralda, roupa apertada, fio de cabelo preso em seu corpo são desconfortos que provavelmente serão expressos por meio do choro.

Não estou me sentindo bem

Todos os itens acima podem justificar o choro do bebê, mas outro fator que não deve ser descartado é que o pequeno pode estar sentindo dor. Nessas ocasiões o choro tende a se modificar, assumindo outro tom. Por outro lado, para um bebê que chora bastante, o silêncio é que pode ser o sinal de que há algo errado. O mais importante é lembrar que você conhece o seu filho melhor que qualquer outra pessoa.

Dicas de cuidados com o bebê