4 cuidados essenciais para ter quando filho está gripado (NÃO é levar ao hospital)

por | abr 25, 2018 | Gravidez e bebês

Algumas enfermidades que atingem as crianças são causadas por vírus, como a gripe e o resfriado. De acordo com a pediatra Dra. Paula Arruda, responsável pela página Pediatria na Web, nos primeiros indícios da doença pais e mães podem adotar alguns cuidados para que elas não se prolonguem mais.

Gripe e resfriado na criança: o que fazer

  • Oferecer mais líquidos ou leite. É normal comerem menos, mas não deixe que se hidratem pouco. Se ele mama, ofereça mais o peito. Se já desmamou, ofereça mamadeira, sucos, chás e água, muita água.
  • Repousar é essencial para o corpo se recuperar.
  • Lavar as mãos do pequeno com frequência, pois a transmissão ocorre por secreções e gotículas.
  • Não compartilhar utensílios que podem adoecer outras pessoas da família.
Istock

Vírus x bactérias

Diferente das bactérias, que são combatidas com antibióticos, os vírus não possuem uma arma letal que pode acabar com seus efeitos. Por isso, em casos iniciais, é possível tratar gripes e resfriados em casa com os cuidados apontados pela médica.

Quando ir ao hospital?

Vale ressaltar que em alguns casos os cuidados em casa não são suficiente, sendo necessário encaminhar a criança para o hospital. Os vírus são os principais causadores de enfermidades em crianças, mas uma vez que os sintomas se prolonguem por mais de sete dias, é imprescindível procurar um médico para que o quadro não se agrave.

Saúde do bebê