Quando o bebê nasce, todo mundo quer ir na maternidade visitá-lo. Porém, o que muitos não sabem é que nem sempre os primeiros dias de vida é a melhor época para conhecer o recém-nascido, que ainda está se acostumando ao mundo fora da barriga da mamãe.
Motivos para evitar visitas aos recém-nascidos:
Tranquilidade
O bebê acabou de nascer e ainda não se acostumou com a falta de silêncio com o qual convivia dentro do útero. Desta forma, as visitas que deixam o quarto cheio na maternidade podem deixá-lo irritado, causando cólicas, sono perturbado e choro. Deixe ele se acostumar com a vida – e o barulho – aqui fora antes.
Dar trabalho para a mãe
Quando as visitas vão em casa, a mamãe, além de cuidar do bebê, ainda precisa se preocupar com o que vai servir para comer ou beber e em deixar a casa limpa para receber os “convidados”. Porém, o que ela mais precisa é descansar, especialmente quando o bebezinho estiver dormindo.
Amamentação tranquila
Tudo o que o neném mais quer é mamar tranquilamente, sem pessoas falando e falando e falando em volta dele. Quando a mãe está amamentando, o momento de silêncio é importante especialmente para ela e para o recém-nascido, que estão estreitando ainda mais a relação de amor, carinho e confiança.
Estar doente
Muitas pessoas acham que uma simples gripe não é impedimento para visitar um bebê que acabou de nascer. É sim. O que pode ser um resfriado fraco para você, não é para a criança que estava protegida dentro do útero e que ainda nem desenvolveu todos os anticorpos contra as doenças desse mundo externo. Se estiver doente, nem chegue perto da casa do recém-nascido.
Conheça mais sobre o mundo dos recém-nascidos:
- Cinco cuidados que os pais devem ter ao receber visitas ao recém-nascido
- Coisas que não devem ser feitas ao visitar um recém-nascido
- A partir de quando posso deixar segurar o bebê?