6 atitudes dos pais que prejudicam as crianças na escola

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é determinante para o bom desempenho nos estudos. No entanto, mesmo sem perceber, a família pode ter algumas atitudes que atrapalham o aprendizado e desestimulam o esforço das crianças. Confira seis hábitos que você precisa evitar para ser filho se sair melhor na escola.

Leia também:
Como escolher a escola ideal para a criança? 
Escola de inglês: qual é a mnelhor idade? 
Filho reprovado na escola: o que fazer?

Não estabelecer rotina

Durante a infância, a manutenção de uma rotina mais regrada é importante para garantir o conforto e a saúde física e emocional da criança – dormir e se alimentar no mesmo horário, por exemplo, contribuem para o bom funcionamento de todo o organismo. A falta de rotina gera inseguranças e dificulta a assimilação de normas e regras que são necessárias para o bom desempenho nos estudos.

Não participar da vida escolar da criança

A participação dos pais na vida escolar dos filhos é fundamental para estimular e conhecer melhor a criança, além de fazê-la compreender que a escola é importante e que seus pais vão cobrá-la pelo esforço e bom comportamento. Por outro lado, se a família nunca se envolve na rotina educacional do filho pode passando aos pequenos a ideia de que a escola não é uma prioridade.

Lição de casa

Nesse caso, os dois extremos são prejudiciais para o desenvolvimento da criança: tanto o hábito de não olhar e cobrar a lição de casa, quanto ajudar com as respostas. Os pais devem acompanhar a execução da tarefa, estimulando e ajudando o filho a pensar melhor caso ele tenha dificuldade com algum assunto.

Não brincar com a criança

Ocupar 100% do tempo da criança com aulas pode gerar uma sobrecarga que vai acabar a desestimulando e gerando o sentimento de que ela não está correspondendo às expectativas. É importante ter um tempo livre durante a semana para brincar, relaxar e se divertir junto com a família.

Negociar notas

Oferecer recompensar por notas altas na escola é um mecanismo que, em longo prazo, pode gerar um efeito negativo: a criança passa a entender que ela só precisa se esforçar para algo se tiver um ganho ou presente material e que esse é o objetivo da escola. Uma boa demonstração de carinho e incentivo dos pais é mais importante para estimular o esforço da criança, que sente prazer em agradar a família e se sente mais valorizada.

Não respeitar as regras da escola

É importante que os pais conheçam, respeitem e façam a criança respeitar as normas da escola em relação à conduta, objetos que podem ou não ser levados para a sala de aula, horários, entre outras. Se os pais não respeitam, a criança entende que não há importâncias nessas regras, portanto não há porque segui-la também.