7 frases para NUNCA dizer a um pai de primeira viagem

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

O primeiro filho de um casal é um acontecimento que muda a vida de toda a família. E, assim como a mãe, o papai de primeira viagem também está repleto de inseguranças e dúvidas sobre como será cuidar de um bebê tão pequenininho. Por isso, é importante ter cuidado com o que for falar nesse momento. As palavras erradas podem criar uma sensação de incapacidade nada saudável para essa relação entre pai e filho. Confira na galeria as sete frases mais desastrosas para NUNCA dizer a um homem que acabou de ter seu primeiro herdeiro.

Leia também:
6 provas diárias de que o seu pai é o melhor do mundo 
7 coisas incríveis que você só sabe fazer por causa do seu pai 
Tipos de pai: “pai pavê”, “mimimi” e mais. Encontre o seu entre 9 

“Nossa, a mãe está acabada, coitada” – Dizer isso a um pai de primeira viagem causa a impressão de que ele não está ajudando como deve. É bem possível que ele se sinta mal por não conseguir poupar a mulher nesse período tão complicado de adaptação. Porém, é natural que seja difícil para a mãe – assim como não é nada fácil para o pai.

“Você não preferia que fosse menino?” – As pessoas costumam acreditar que pais preferem meninos e mães, meninas. Contudo, certamente o que um pai quer é um bebê com saúde, independente do sexo. Por isso, abandone esse questionamento para não causar mal estar.

“Você quer ajuda? Consegue fazer isso sozinho?” – Mais uma frase que indica que você acha que o pai é impotente e não é capaz de se virar sozinho com o bebê. Por mais que ele esteja fazendo algo errado, tente dar toques mais sutis, para que ele aprenda. Mas deixe que aprenda sozinho.

“Sobrou para você cuidar do bebê hoje?” – Soa como se isso fosse um fardo, ou como se o pai não participasse da criação do filho em todos os outros dias, estando com a mãe ou não.

“Ele está chorando porque quer a mamãe” – Embora muitas vezes o bebê chore porque quer mamar – e a mãe é quem amamenta -, existem outros vários motivos que podem levar ao choro. Fome, sono, cólicas ou fralda suja. Por isso, determinar que a qualquer choro a mãe precise intervir, acaba tirando do pai a sensação de que ele é importante.

“Você sabe cuidar de menina?” – Aqui vale a mesma situação da fralda. O homem pode não saber quais são as necessidades de uma menina, mas ele vai aprender na prática. Dizer isso só causará mais insegurança. Entenda: se dedicar a cuidar bem da criança é o mais importante, independente do sexo.