Seus pais devem ter tentado te convencer a tocar um instrumento ou, se você tem filhos, talvez também já tenha buscado alguma iniciativa de musicalização como atividade extracurricular para as crianças. A prática de cantar ou tocar instrumentos, além de muito lúdica e relaxante, agora parece ter outros benefícios comprovados cientificamente. Pesquisadores da Northwestern University, em Illinois, acreditam que o treinamento musical desempenha um papel importante na realização educacional dos pequenos.
Como a música facilita a aprendizagem
Um estudo foi conduzido pelo laboratório de neurociência auditiva da universidade depois que Margaret Martin, fundadora do projeto sem fins lucrativos Harmony Project em Los Angeles, notou que 90% dos seus alunos se formaram, enquanto 50% ou mais de seus colegas do mesmo bairro não.
Durante dois anos, o estudo realizado com 44 crianças do programa de musicalização mostrou que o cérebro é alterado ao estudar música, tornando mais fácil para os jovens a processarem os sons. Essa habilidade aumentada também pode garantir que outras atividades sejam realizadas com mais facilidade como ler e escrever.

“Cada vez mais, entendemos que as crianças precisam de ambientes ricos e multissensoriais para se desenvolver, e a aprendizagem da música traz tudo isso em um pacote completo”, diz a pesquisadora Mary Luehrsen, acrescentando que os resultados mostram que a formação musical deveria ser uma parte importante de todos os currículos escolares.
Para incentivar o raciocínio e a aprendizagem
- Como estimular o cérebro do seu filho
- 5 alimentos que melhoram a inteligência
- Pai presente pode favorecer raciocínio da criança