A atriz Nívea Stelmann tem curtido muito sua segunda maternidade. Agora com mais experiência e segurança, ela consegue desenvolver novos estímulos na educação de Bruna, com pouco mais de dois anos de idade. Durante uma brincadeira de casinha, a mãe pede à filha que lhe prepare um café, mas Bruna está ocupada lavando a louça para fazer o jantar para a “sua filha”.
Mamãe é ciumenta?
Bruna responde rápido dizendo que está fazendo a comida para sua filha. Quando Nívea pergunta se ela não vai ganhar nada, e só vai ficar olhando, a pequena reage sem pestanejar: “Deixa de ser ciumenta”. Por que ela tem uma reação desse tipo, a criança já entende o quer dizer com o comentário?
Muito provavelmente, não. De acordo com a psicopedagoga e orientadora pedagógica da Escola Dínamis Jane Rapoport, normalmente, as crianças só começam a entender os conceitos das palavras a partir dos 7 anos de idade. Veja como é surpreendente, a reação da Bruna:
Então, como ela saberia o significado? “Ela pode ter visto um adulto nesta mesma situação usando a palavra, mas não que saiba o que significa, ela sabe usar apenas nesta situação”, comenta. Por exemplo, Bruna pode ter visto sua mãe usando a expressão com o irmão, ou numa conversa entre adultos, sobre animais de estimação. Enfim, nessa idade, ela está testando a experiência de repetir atitudes observadas.
Mesmo assim, Jane ressalta que é muito importante sempre explicar as palavras e ir contextualizado com as coisas que a criança já conhece. Não tem problema começar a usar uma palavra sem que ela entenda completamente o que significa.
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