Bebê não dorme mais a noite toda? Pediatra explica como superar a regressão do sono

por | set 17, 2019 | Gravidez e bebês

Muitos pais se surpreendem ao notarem uma repentina mudança nos hábitos do bebê quando ele dorme, ou melhor, não dorme. Muitas vezes bebês que passavam horas dormindo tranquilamente passam a ter o sono interrompido em intervalos curtos. Longe de indicar algum problema de saúde, o novo comportamento é chamado de regressão do sono e diz muito sobre o estágio de desenvolvimento do pequeno.

Sono do bebê

Bebês recém-nascidos passam cerca de 16 das 24 horas do dia dormindo. Depois, pouco a pouco o seu período de sono diminui até que, aos cinco anos de idade, as crianças dormem entre 10 e 12 horas por dia. O sono infantil acontece durante interações fisiológicas extremamente complexas, que envolvem muitas áreas do cérebro, igual ao adulto: a função cardiovascular, a função respiratória, a regulação de temperatura, o metabolismo e o fluxo sanguíneo do cérebro, as funções renal, alimentar e endócrina, assim como o sistema imunológico

Desenvolvimento durante o sono

O sono está diretamente relacionado com o desenvolvimento cerebral do bebê. Isso porque ao nascer, o cérebro do bebê ainda não está completamente pronto. E é exatamente enquanto os recém-nascidos dormem que seu desenvolvimento acontece, e é quando as crianças solidificam todos os seus aprendizados. É durante o período de sono que registram informações como a fala, movimentos de engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer e todas as outras tarefas que vão adquirindo ao longo do seu desenvolvimento.

Regressão do sono

O que é?

A pediatra Kelly Marques explica que a regressão do sono é uma fase que descreve um período de tempo, em torno de 1 a 4 semanas, em que o bebê ou a criança dormia bem e de uma hora pra outra começa a acordar à noite e / ou acorda mais cedo das sonequinhas ou até pula esse período, e aparentemente, sem nenhuma razão. ⠀

Por quê acontecem?

A regressão do sono tende a ser uma resposta ao salto no desenvolvimento do bebê. Nesse momento os pequenos passam a perceber o mundo ao seu redor e, como consequência ficam super agitados, dificultando longas noites de sono.

Regressão do sono dos 4 meses

Aos 4 meses a regressão do sono possui uma especificidade fisiologia. Nesse momento de vida o bebê está começando a desenvolver um padrão de sono semelhante ao de adultos – ficando mais acordado durante o dia – e isso se traduz em frequente despertar noturno (e muita agitação) junto com sonecas encurtadas (para desespero dos pais).

Como superar?

A regressão do sono, segunda explica Kelly, é um processo natural para os bebês e pede, sobretudo, paciência e acolhimento dos pais para que seja superada sem prejudicar o vínculo entre mãe, pai e bebê e também para que a hora de dormir não seja um momento de conflito.

Sono do bebê