Aprender a falar outra língua é fundamental para quem pretende conquistar uma boa colocação no mercado de trabalho. E quanto antes começar o aprendizado, melhor ainda, pois mais facilmente a pessoa absorve o conteúdo. Especialmente para as crianças, estudar uma nova língua pode ser atividade divertida e prazerosa, que envolve a descoberta de novas palavras, culturas e costumes.
Leia também:
Saber estimular filhos para estudo é importante
Brincar ajuda no desenvolvimento infantil
Como falar de temas sérios com as crianças?
Benefícios de aprender idiomas
A empresária Ana Paula Harley, franqueadora-máster da rede FasTracKids no Brasil explica que aprender inglês, por exemplo, traz benefícios em várias áreas da vida das crianças. “Desde que o estímulo seja positivo e a criança não se sinta pressionada ou estressada, aprender a falar inglês desde cedo só traz benefícios, até mesmo no estudo de outros assuntos”, diz. Mas o ensino deve ser feito de forma espontânea, para evitar o risco de o aluno se frustrar e até mesmo criar algum bloqueio.
Até os oito anos de idade as crianças estão num período de maior desenvolvimento cognitivo, pois é a fase em que 80% do seu cérebro está em desenvolvimento. Por isso, nessa faixa etária elas respondem com mais facilidade a qualquer estímulo educacional.
Escola de inglês para crianças
Os cursos de línguas estrangeiras podem acontecer na própria escola ou, caso não haja essa opção, em cursos voltados para o público infantil. O importante é buscar uma alternativa que utilize métodos específicos, que façam com que a criança aprenda o idioma de uma forma natural e despertem o interesse dos pequenos em aprender mais sobre culturas diferentes, o que se torna um grande agregador cultural.
Um método diferente, baseado em iniciativas americanas, trabalha o inglês como segunda língua desde cedo. Conheça: