null: nullpx
desenvolvimento-Mulher

Benefícios das aulas de teatro para crianças

Publicado 30 Jun 2016 – 05:44 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

Aulas de teatro e artes nas escolas regulares ajudam as crianças a desenvolver sua habilidade comunicacional e, além disso, funcionam como ferramentas que facilitam o processo de formação e descoberta da personalidade.

Leia também:

Idade para fazer teatro

Quanto mais cedo a criança entrar no mundo das artes, melhor. "Quanto menor a criança, desde que já tenha suficiente coordenação motora e aquisição linguística, mais criativa ela é, simplesmente pelo fato de que esteve pouco exposta a condicionamentos e a padrões pré-estabelecidos", afirma a educadora Norma Viscardi, da rede FasTracKids.

Importância do teatro para crianças

Ela explica que, do ponto de vista pedagógico, representar diferentes situações do cotidiano no teatro ou em uma pintura são ótimas formas de aprender sobre o mundo. Essas atividades ajudam também a  aumentar a autoestima das crianças, desenvolver a  criatividade e, consequentemente, aumentar a motivação.

"Quando a criança não apenas compreende, mas também atua no contexto de aprendizagem, produzindo mudanças que deixem suas marcas, ela naturalmente passa a interagir com tudo e todos deste contexto de um patamar de criador. Portanto, sente-se capaz e internamente fortalecida, além de socialmente aceita por sua adequação e contribuição", diz.

As aulas também despertam nas crianças uma compreensão melhor de regras, limites de ação, compartilhamento, interlocução, expressão corporal e verbal, improvisação e ordenação, melhorando também as habilidades mentais e de observação e contribuindo para o aprendizado de outras matérias escolares. Esse tipo de atividade é indicado ainda por psicólogos e psicopedagogos para melhorar o relacionamento interpessoal das crianças mais tímidas.

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse