null: nullpx
bebê-Mulher

Brotoejas no bebê: médica dá 5 dicas para proteger as crianças das bolinhas

Publicado 11 Fev 2017 – 03:00 PM EST | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

A brotoeja, também chamada de miliária, é uma pequena obstrução das glândulas sudoríparas responsáveis pela produção do suor, que leva à posterior ruptura e extravasamento na pele. “São como pequenas bolinhas com líquido em seu interior. Podem ser de coloração clara (cristalina), vermelha (rubra) ou amarelada (pustulosa), lembrando que a cor depende da profundidade em que ocorreu a obstrução e ruptura dos ductos sudoríparos”, afirma Natasha Slhessarenko, pediatra do Lavoisier Medicina Diagnóstica.

Como evitar brotoejas no bebê

De acordo com a especialista, as miliárias (ou brotoejas) cristalinas e rubras são as mais comuns e mais superficiais. Elas costumam aparecer em áreas onde há grande concentração de glândulas sudoríparas, como face, pescoço e tronco.

A médica explica que as brotoejas ocorrem em crianças e até mesmo em adultos, após condições que causam sudorese excessiva, como uso de agasalhos ou roupas em excesso, exercícios físicos, exposição ao sol e febre. “O uso de pomadas, bronzeadores, protetores solares, óleos, cremes e repelentes também podem obstruir os poros e predispor o aparecimento do problema”, completa.

Para prevenir o quadro:

1. dê preferência às roupas de algodão, mais leves, frescas e adequadas ao clima;
2. evite a exposição ao sol e o uso de cremes, pomadas, bronzeadores, repelentes, protetores e óleos;
3. evite a água muito quente durante o banho;
4. tome banhos frequentes, sempre que possível;
5. para aliviar o incômodo, o uso de pasta d’água pode ajudar.

Entretanto, o médico deverá sempre ser consultado para saber que medicação é mais apropriada para cada caso e avaliar o diagnóstico mais preciso.

Aprenda outras dicas de cuidado do bebê

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse