Tarefa desagradável tanto para quem faz quanto para quem recebe, desembaraçar cabelo de criança muitas vezes vira motivo de estresse em casa. A constante movimentação dos pequenos com diversas brincadeiras somadas ao suor e ao tempo que eles passam deitados resulta em fios emaranhados.
Leia também:
Truques caseiros para eliminar piolho
Como fazer a criança gostar de banho?
Até quando a cor dos olhos e do cabelo mudam?
No entanto, os hábitos não são os únicos responsáveis pelos cabelos embaraçados. Além de os fios serem naturalmente mais leves e finos na infância, o pH dos shampoos infantis, que não ardem os olhos, contribui para a situação.
Mas, com algumas dicas, o processo pode se tornar menos traumático e até prazeroso. Na galeria, veja como pentear cabelo de crianças sem que elas sintam dor ou se incomodem.
Passo a passo para desembaraçar o cabelo
O primeiro passo para evitar grandes transtornos é não deixar os nós acumularem. Pentear depois do banho, antes de dormir e ao acordar evita que os nós se juntem.
Escolha o tipo ideal de shampoo e condicionar. No mercado estão disponíveis opções para cabelos claros ou escuros, finos ou grossos e lisos, enrolados ou crespos. Além dos shampoos, cremes de pentear e spray desembaraçantes podem ser alternativas. Aplique apenas na região emaranhada.
Ao tirar a criança do banho, não esfregue a toalha na cabeça. Para tirar o excesso de água, aperte os fios aos poucos. Isso evita atrito e a formação de novos nós.
Antes de partir para o pente ou para a escova, desembarace os fios com os dedos, devagar e sem forçar. Se necessário, aplique os produtos para pentear ou desembaraçar.
Divida o cabelo em mechas menores. Comece penteando das pontas para cima. Leves batidinhas apresentam mais efeitos do que movimento corrido, pois não puxa o cabelo e não quebra o fio. Vá subindo aos poucos, conforme os nós forem se desfazendo.
Para pentear os cabelos lisos prefira as escovas mais largas e com cerdas macias. Elas evitam que o fio se quebre e dão mais firmeza durante a escovação.
Os cabelos curtos podem ser penteados com os modelos de escovas mais ovaladas. O formato e as cerdas de nylon agilizam o processo e massageiam o couro cabeludo.
Para os cabelos enrolados ou crespos, escolha pentes de dentes largos. Além de não quebrar o fio, eles não causam desconforto aos pequenos.