“Vamos comer o papaaa… o bebê come o papaaa”. Isso seria um exemplo do que os linguistas chamam de conversa de bebê. Embora muitos digam que esse modo de falar é prejudicial ao bebê, a ciência diz o contrário: ela realmente ajuda a criança a aprender a falar mais rápido.
Como é uma conversa de bebê?
A conversa de bebê ou parentes (o discurso dos pais) é a maneira de falar que adultos ou crianças mais velhas instintivamente adotam ao se comunicar com um bebê. Esse tipo de discurso cumpre duas funções: a afetiva (por isso também é frequentemente usada com animais de estimação) e a comunicativa. Caracteriza-se por utilizar um tom mais agudo, frases simples com mais pausas e repetições, além de gestos que buscam reter a atenção da criança.
Falar na linguagem dos bebês é benéfico: por que?
Uma pesquisa publicada na revista Developmental Science estudou o comportamento linguístico de 26 bebês durante oito horas por dia durante quatro dias. Os pesquisadores descobriram que os bebês mais expostos à conversa sabiam um número maior de palavras quando chegavam aos 2 anos do que aqueles com menos exposição a esse tipo de discurso.
Pais e cuidadores usam um tom de voz mais agudo, falam mais devagar e simplificam suas frases. Embora façamos isso instintivamente, o objetivo evolutivo é claro: capturar a atenção do bebê e oferecer uma linguagem mais simples para que ele seja capaz de aprendê-la.
A importância do contexto
Por sua vez, verificou-se que as crianças que tiveram mais “conversas” sozinhas com seus pais mostraram um desenvolvimento maior do que aquelas que o fizeram em contextos com mais adultos ou crianças. Quando os bebês “conversavam” sozinhos com seus pais, muitos chegavam a balbuciar em resposta, um dos primeiros sinais de desenvolvimento da linguagem.
Como você pode ajudar seu filho?
O desenvolvimento inicial da linguagem está associado a um maior desenvolvimento cognitivo e social. Para ajudar seu filho a aprender a falar, a melhor coisa que você pode fazer é conversar com ele sozinho, usando uma conversa de bebê e, se ele balbuciar, saberá que está no caminho certo.
Desenvolvimento do bebê
- Como estimular o bebê a falar? Pedagoga dá 8 dicas para os pais
- Sentar,engatinhar e andar: cada bebê tem o seu ritmo
- Crescimento do bebê: um ano e a tentativa de andar
Original Author: Luciana Martinez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/luciana-martinez
Original ID value: 202845
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/202845/como-hablarle-a-tu-bebe-para-que-sea-mas-inteligente-y-no-no-es-la-que-imaginas