Mentira é uma das principais preocupações dos pais na hora de educar os filhos. Algumas pequenas mentirinhas são normais até por volta dos cinco anos, mas uma criança que passa dessa idade e cresce desenvolvendo o hábito de mentir pode ser um grande problema. Para evitar precisar de ajuda profissional, algumas pequenas atitudes podem ajudar no dia a dia para que o pequeno seja mais verdadeiro.
Leia também
Crianças também têm pressão alta pelo excesso de sódio
Para ser saudável, lancheira deve refletir alimentação de casa
Dificuldade na escola pode significar problemas de saúde
Primeiro é preciso entender que existem muitos motivos para mentir, como contar vantagem ou esconder frustrações. Contudo, o mais frequente é o medo de ser repreendido ou receber castigos. Em seguida, vem a mentira por imitação. “Crianças não têm a personalidade formada ainda e é natural que elas imitem certos comportamentos”, conta a psicóloga Susi Andrade, do Hospital e Maternidade São Cristóvão.
Nos dois casos é preciso muita conversa e, para o segundo motivo, é essencial observar o comportamento dos adultos que rondam a criança e mudar essa postura. Segundo a especialista, o exemplo deve partir de quem dá a educação. “Em casos assim o ideal é que haja uma conversa tranquila sobre o assunto, de forma a apontar os males de quem mente muito”, analisa.
A indicação para ajudar nessa conversa é apostar nos livros infantis. Muitas histórias têm como mensagem a importância de contar a verdade e, se introduzidas na educação dos pequenos desde o início da criação, podem fazer o pequeno entender melhor de que forma negativa o comportamento mentiroso pode atingi-lo.
Confira duas dicas de livros infantis sobre mentira:
Pinóquio – O maior dos clássicos sobre o tema não pode faltar na lista. O boneco de madeira passa pela constrangedora situação de ver seu nariz crescer a cada mentira que conta. Para realizar seu sonho de se tornar um menino de verdade, ele precisa mudar seu comportamento ao longo da história. Assim, Pinóquio aprende que só deve contar verdades.
Pedro e o Lobo – Pedro era um pastor que se sentia entediado com seu trabalho de criar carneiros e, por isso, decidiu se divertir enganando os fazendeiros vizinhos. Ele gritava pedindo por ajuda porque um lobo atacava o seu rebanho. Quando aparecia alguém, percebia a mentira e Pedro se acabava de dar risada. Um dia, quando um lobo realmente deu as caras e o menino gritou por ajuda, ficou na mão, já que ninguém acreditou nele.