Durante os nove meses que o bebê passa dentro da barriga da mãe, seu desenvolvimento depende do cordão umbilical: é por ali que ele recebe o oxigênio e todos os nutrientes necessários para a vida.
Além da função vital de conectar o feto à mãe através da placenta, o cordão umbilical também serve como um “treinamento” para que o bebê aprenda os movimentos de sucção antes da primeira mamada.
Função do cordão na amamentação
De acordo com o médico Paulo Cossi, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), o desenvolvimento dos reflexos da amamentação é uma função pouco comentada do cordão umbilical.
O contato do feto com o cordão umbilical dentro do útero estimula os reflexos motores primários de busca e sucção – justamente o que o bebê precisa para se alimentar pela primeira vez.
Interação do bebê com o cordão umbilical
“Durante exames de ultrassonografias, temos notado os movimentos que os bebês fazem para pegar o cordão umbilical com a boca”, relatou o obstetra. Segundo ele, quando o cordão toca a boca, o bebê vira o rosto para tentar sugá-lo. “É isto que faz com que eles aprendam a mamar”.
Estes movimentos podem ser vistos depois da metade da gestação. Além do reflexo de buscar o peito, o cordão também estimula o bebê a projetar a língua para fora. “Este reflexo será muito importante para ajustar a pega do mamilo, essencial para uma boa mamada”, conclui o médico.