Sangramento vaginal durante a gravidez pode ser sinal de aborto, mas nem sempre é motivo para se desesperar. No começo da gestação, é normal haver um corrimento avermelhado, em decorrência da implantação do óvulo na parede do útero. Em outros casos, é preciso ter atenção e procurar ajuda do obstetra.
Sangramento na gravidez: o que é normal?
1) Assim como o início, o final da gravidez também é um momento propício para o sangramento vaginal – neste caso, causado pelo descolamento do tampão mucoso do colo do útero, indicando que o trabalho de parto está prestes a começar. Muitas vezes, o tampão vem acompanhado de alguma quantidade de sangue, o que é normal.
2) O corrimento com sangue também pode ocorrer depois do ato sexual, devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos da vagina.
Fora estes casos, o sangramento é motivo de preocupação, pois pode estar relacionado a complicações da gravidez e até mesmo aborto.
“A origem do sangue pode variar desde as causas normais até as complicações mais graves como aborto, gravidez ectópica, deslocamento da placenta ou o parto prematuro”, alerta a ginecologista Juliana Torres Alzuguir Snel Corrêa. “Além disso, o volume de sangue também pode variar, podendo ser discreto, autolimitado ou em grandes quantidades e, ainda, estar associado a dores no abdome ou na vagina”, completa.
Corrimento marrom na gravidez
É importante observar a coloração: se for marrom, quer dizer que o sangue coagulou dentro do organismo – normalmente, é sinal de uma complicação mais grave, como princípio de aborto ou infecção vaginal. Quando estiver mais avermelhada, o sangramento acabou de ocorrer. Ambos os casos merecem atenção e acompanhamento de especialista.