Pais de crianças conhecem bem o espanto de perceber como seres tão pequeninos podem ser fonte de uma grande quantidade de energia. É bastante normal e natural que eles tenham muito pique e pulem de tarefa para tarefa de maneira incansável. Mas como perceber se seu filho é apenas peralta ou sofre de hiperatividade?
Sinais de hiperatividade em crianças
A dificuldade em se concentrar em qualquer tarefa ou prestar atenção a uma aula pode indicar Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição reconhecida pela Organização Mundial de Saúde caracterizada por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade da criança.
Se seu filho parece viver com a cabeça nas nuvens, sempre desatento, e comete muitos erros por não conseguir entender tarefas não por falta de inteligência, mas por uma dificuldade em manter o interesse e a concentração em uma determinada função.
Outro sinal de TDAH é a impossibilidade da criança de permanecer parada. Ela pode correr pela casa e subir nas coisas o tempo todo e, mesmo sentado, tende a se contorcer ou saltar na poltrona.
A impulsividade é outro sinal que pode indicar TDAH. Preste atenção se seu filho não consegue esperar sua vez para subir em um brinquedo em um parque, tenta furar filas ou não permite que a outra pessoa termine de falar para responder.
Dúvidas sobre TDAH
Não existem testes de laboratório para o TDAH, por isso o diagnóstico nem sempre é fácil de obter e exige paciência dos pais. Normalmente, o médico vai fazer perguntas, ouvir relatos sobre problemas de comportamento e até histórico escolar. O transtorno normalmente é identificado quando a combinação de sintomas ultrapassa 6 meses.
Remédios para tratar TDAH
Em alguns casos, o uso de medicamentos pode ser necessário para ajudar a aumentar a capacidade de atenção da criança e controlar o comportamento hiperativo e impulsivo. Estudos sugerem que os remédios funcionam com cerca de 70% das crianças, mas o tratamento deve ser muito discutido com o médico, pois eles também podem ter efeitos colaterais.
Terapia e educação para crianças hiperativas
O acompanhamento com um terapeuta pode ser muito útil e benéfico para ajudar a criança aprender a lidar com frustrações e construir autoestima. A combinação de medicamentos e terapia é considerada a melhor forma de conduzir o problema de maneira tranquila e eficaz.
A maioria das crianças que sofre de TDAH pode frequentar escolas normais, mas alguns pais podem preferir pesquisar por métodos diferenciados de educação que possam se adaptar melhor ao aprendizado da criança hiperativa.
Solução rápida: O que fazer quando os filhos estão muito agitados?