Cada criança tem o seu tempo de aprendizado, e uma ou outra oscilação no desempenho escolar é considerada absolutamente normal. No entanto, caso as notas ruins passem a ser um problema, convém aos pais investigar se existe algum problema de saúde envolvido.
A dislexia está entre os transtornos que podem afetar o rendimento escolar de uma criança, e alguns de seus sinais podem ser percebidos antes mesmo do primeiro boletim. São comportamentos que, isolados, tendem a ser normais. Quando combinados, viram motivo de preocupação para os responsáveis.
O que é dislexia?
Segundo a Associação Internacional de Dislexia (IDS), trata-se de um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizado por dificuldade no reconhecimento das palavras e na habilidade de decodificação e soletração.
A criança com dislexia mostra dificuldade em relacionar as letras com seus sons, demora para aprender a ler e escrever e custa a compreender um texto quando estiver lendo. Há casos em que esse bloqueio se estende também para os números e operações aritméticas.

Sinais de dislexia
A Associação Brasileira de Dislexia (ABD) elaborou uma lista com os sinais que, combinados, podem indicar que uma criança sofre de dislexia. Ao perceberem tais comportamentos, os pais devem procurar o auxílio de um psicólogo, neuropediatra ou psiquiatra para obter um diagnóstico.
Na pré-escola
- Fraco desenvolvimento da atenção
- Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem
- Dificuldade de aprender rimas e canções
- Fraco desenvolvimento da coordenação motora
- Falta de interesse por livros impressos
Na idade escolar
- Dificuldade para ler e escrever
- Dificuldade em copiar textos de livros e da lousa
- Constantes atrasos na entrega de trabalhos
- Perder seus pertences com frequência
- Desatenção e dispersão
Tratamento de criança com dislexia
Por não se tratar de uma doença, a dislexia não tem cura, mas pode ser contornada com o acompanhamento específico de profissionais em fonoaudiologia, pedagogia e psicologia. O tratamento é feito em forma de intervenções, que servem como complemento à grade escolar e auxiliam a criança a lidar com suas limitações e superar possíveis problemas de baixa autoestima.