Mariana Bueno
Do Bolsa de Bebê
Quando os dentinhos dos bebês começam a nascer, as mães, especialmente as de primeira viagem, costumam ficar preocupadas e sem saber o que fazer para deixá-los mais calmos, já que a chegada da dentição traz desconforto e os deixa irritados.
A mestre em odontologia Rosa Yana explica que os dentinhos de leite (chamados decíduos) podem nascer até mesmo nos primeiros dias de vida do bebê, mas o mais comum é começar a partir dos seis meses. O importante é que até os dois anos todos já tenham nascido e o bebê esteja com o sorriso completo: 10 dentinhos na arcada superior e 10 na inferior.
A chegada dos primeiros dentinhos costuma deixar a gengiva um pouco aumentada e esbranquiçada com a ‘sombra’ do dente que virá. Por isso o local fica irritado, o que causa um desconforto no bebê e faz com que ele coloque tudo o que vê pela frente na boca, no intuito de coçar a gengiva. Nessa fase, os mordedores de borracha são uma excelente opção. A especialista diz que não há nenhum problema com os mordedores, mas é preciso estar atento para que eles sejam seguros e estejam limpos.
Além dos mordedores, os dentinhos do bebê também devem ser higienizados, para evitar a chamada ‘cárie de mamadeira’, que ocorre devido à falta de limpeza após as mamadas. “Há escovas para bebê que a mãe utiliza no dedo e cujas cerdas são ultramacias. Quando a criança já estiver sabendo cuspir, pode utilizar a pasta infantil, pois a ingestão equivocada de flúor nessa fase pode causar a fluorose, que traz manchas brancas nos dentes definitivos”, explica. Ela diz ainda que não há necessidade de levar o bebê ao dentista, a não ser que haja algum problema. “O que faz um estímulo positivo à criança é desde cedo ver os pais ou responsáveis escovando também. Isso costuma ajudá-las a criar o bom hábito de higienização”, finaliza.