Quando chegam à idade de oito a 10 meses, os bebês começam a engatinhar ou ensaiar os movimentos com as pernas deitados de barriga apoiada no chão. E, o mais libertador, eles até tentam ou já querem ficar em pé se segurando com apoio. Quando estimulado a se sustentar, o bebê também já faz os movimentos de passadas com os pés. Assim, começa a gana do pequeno de sair do lugar.
Esse é o indicativo de que você precisa se prevenir de alguns acidentes domésticos, tomando certos cuidados. Veja os mais urgentes para o bebê que começa a engatinhar:
Como prevenir acidente com bebê que engatinha
Evite contato com a rede elétrica
Proteja as tomadas, existem tampas específicas para obstruir os orifícios dos espelhos e elétricos e o bebê não somente fica impedido de colocar o dedinho lá dentro como também não consegue inserir nada pelos buracos. Guarde os fios, extensões e tudo que possa ser puxado causando a queda de objetos pesados sobre a criança.
Desfaça as armadilhas ao alcance
Remova tudo que for perigoso e delicado, com partes pequenas, ou tóxico e químico, do chão e do alcance da criança que pode se apoiar para levantar. Trave as portas e gavetas de armários e tome cuidado também com as cortinas, já que o pequeno pode acabar se pendurando as puxando. Uma boa dica é amarrá-las em uma altura que o bebê não consiga alcançar.
Limite os espaços a explorar
Coloque proteções nas escadas como cercadinhos que barram a passagem dos pequenos que engatinham e garantem que eles não acessem certas partes da casa e se acidentem. Quando o bebê começar a engatinhar, como próximo passo, ele vai tentar se apoiar para ficar de pé em praticamente qualquer superfície que puder. Por isso, móveis pontiagudos ou com vidros podem desde machucar o bebê com alguma luxação, até causar acidentes mais graves que podem requerer pontos cirúrgicos. Você pode suavizar quinas e travar portas com adaptadores de plástico ou silicone próprios para a segurança doméstica de crianças. É possível encontrar produtos desse perfil em lojas de utensílios para casa ou mesmo em especializadas em produtos para bebês.
Para incentivar o raciocínio e a aprendizagem
- Como estimular o cérebro do seu filho: Conselhos práticos
- Para colorir o prato: 5 alimentos que melhoram a inteligência
- Pai presente pode favorecer raciocínio da criança: Entenda