Na ansiedade de fazer tudo certo para conseguir engravidar logo, muitas mulheres acabam caindo em algumas armadilhas. São erros bastante comuns, às vezes confundidos com boas práticas.
Mas como saber se a futura mãe está jogando contra ou a favor do seu próprio corpo ao tentar engravidar? O segredo é deixar a natureza fazer a sua parte: tentar apressá-la só vai atrapalhar. É por isso que os erros a seguir costumam ser tão repetidos.
Erros ao tentar engravidar
1. Negligenciar a própria saúde
A primeira coisa que se faz ao decidir engravidar é ir ao ginecologista para saber se está tudo certo. Acontece que a saúde da mulher não se resume ao aparelho reprodutivo. De tanto se preocupar com a fertilidade, às vezes nos esquecemos do resto do corpo.
Problemas na tireoide, estresse, cigarro, e sobrepeso estão entre os fatores que podem adiar a gravidez. Existe um estudo apresentado pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica comprovando que a redução de peso está relacionada ao aumento da fertilidade feminina.
2. Fazer sexo sob pressão e se cobrar demais
Se está difícil engravidar, que não seja por falta de tentativa: quanto mais você se divertir com o parceiro, maiores serão suas chances. O problema é fazer sexo sem se divertir, apenas pela obrigação de tentar fazer um filho. O desgaste emocional gerado pela autocobrança do casal só atrapalha – tanto a fertilidade quanto a relação.
Segundo a ginecologista Alessandra Bedin, o excesso de ansiedade pode atrapalhar o funcionamento do ovário e também afeta a libido e a produção de espermatozoides do homem.
3. Transar apenas no dia da ovulação
Marcar hora para fazer sexo de acordo com a data da ovulação pode parecer uma ideia certeira para engravidar logo. Mas, na verdade, quem faz isso está diminuindo suas chances. Como o espermatozoide pode viver por até sete dias dentro do corpo da mulher, transar antes da ovulação é melhor do que ficar adiando para o dia D.