Dificuldade para engravidar pode ter relação com autocobrança: veja mais 2 erros

por | jun 27, 2019 | Gravidez e bebês

Na ansiedade de fazer tudo certo para conseguir engravidar logo, muitas mulheres acabam caindo em algumas armadilhas. São erros bastante comuns, às vezes confundidos com boas práticas.

Mas como saber se a futura mãe está jogando contra ou a favor do seu próprio corpo ao tentar engravidar? O segredo é deixar a natureza fazer a sua parte: tentar apressá-la só vai atrapalhar. É por isso que os erros a seguir costumam ser tão repetidos.

Erros ao tentar engravidar

1. Negligenciar a própria saúde

A primeira coisa que se faz ao decidir engravidar é ir ao ginecologista para saber se está tudo certo. Acontece que a saúde da mulher não se resume ao aparelho reprodutivo. De tanto se preocupar com a fertilidade, às vezes nos esquecemos do resto do corpo.

Problemas na tireoide, estresse, cigarro, e sobrepeso estão entre os fatores que podem adiar a gravidez. Existe um estudo apresentado pela Sociedade Americana de Cirurgia Bariátrica e Metabólica comprovando que a redução de peso está relacionada ao aumento da fertilidade feminina.

2. Fazer sexo sob pressão e se cobrar demais

Se está difícil engravidar, que não seja por falta de tentativa: quanto mais você se divertir com o parceiro, maiores serão suas chances. O problema é fazer sexo sem se divertir, apenas pela obrigação de tentar fazer um filho. O desgaste emocional gerado pela autocobrança do casal só atrapalha – tanto a fertilidade quanto a relação.

Segundo a ginecologista Alessandra Bedin, o excesso de ansiedade pode atrapalhar o funcionamento do ovário e também afeta a libido e a produção de espermatozoides do homem.

3. Transar apenas no dia da ovulação

Marcar hora para fazer sexo de acordo com a data da ovulação pode parecer uma ideia certeira para engravidar logo. Mas, na verdade, quem faz isso está diminuindo suas chances. Como o espermatozoide pode viver por até sete dias dentro do corpo da mulher, transar antes da ovulação é melhor do que ficar adiando para o dia D.

Dificuldades para engravidar