Toda vez que um bebê aparentemente saudável começa a chorar (e, às vezes, também para) subitamente pode estar sofrendo de crises de cólica. Elas geralmente ocorrem a partir do entardecer e são decorrentes de uma imaturidade do intestino do recém-nascido.
A mãe consegue reconhecer que é este o sintoma porque o choro da cólica é diferente dos choros habituais relacionados à fome, sono ou outros desconfortos. Ele tende a ser mais estridente, às vezes, gritado como se o bebê estivesse em sofrimento.
Como ajudar o bebê com cólica
Quando o recém-nascido está no meio de uma crise de cólica torna-se inconsolável. A impressão é que nada parece ser suficiente para acalmar o bebê ou aliviar seu sofrimento que tem o choro cada vez mais agudo e irritado, costuma ficar com rosto bem vermelho, suado e ao mesmo tempo tem contrações violentas do corpo.
Como o bebê com cólicas costuma contrair toda sua musculatura, como se realmente estivesse tendo uma cólica abdominal e, às vezes, o choro melhora após a eliminação de fezes ou gases, convencionou-se acreditar ou designar a origem do desconforto na cólica para esse tipo de choro sem causa aparente.
O que fazer?
Segundo dicas da Maternidade São Luiz, de São Paulo, há uma alternativa simples que pode ajudar a aliviar o desconforto do bebê. Coloque a criança deitada de bruços e faça estímulos na barriga através de uma massagem com movimentos circulares.
O que evitar?
É natural que o bebê possa querer mamar para se acalmar ou tentar conseguir conforto. Porém, de acordo com as dicas da maternidade, é possível que o leite provoque ainda mais dor assim que chegue ao estômago do bebê.
Além disso, sempre que for amamentar, fique atenta e ajude o bebê na hora de sugar o leite para evitar que engula muito ar durante a amamentação. Esse descuido só vai fazer com que os gases e as dores da cólica aumentem.
Outro detalhe a ser considerado é a alimentação da mãe. Algumas comidas que estimulam a produção de gases e cólica presentes na dieta materna podem incomodar os bebês através do aleitamento materno.
O ideal é a lactante fazer um diário da rotina do bebê e também suas refeições tentando encontrar relação entre a dieta e as crises de choro. Alimentos como chocolate, feijão, repolho, ovos, leite, couve-flor podem causar desconforto ao bebê. Outras vezes, não é um ingrediente específico, mas alguma mudança ou combinação.
Dicas de cuidados com o bebê
- Qual a melhor posição para o bebê dormir? Veja
- Descubra jeito certo para congelar papinha do bebê
- Alteração nos olhos do bebê pode ser sinal de doença