É possível mudar o grau dos óculos durante a gravidez? Como a visão é afetada?

por | maio 5, 2017 | Gravidez e bebês

As alterações hormonais sofridas durante a gravidez provocam uma série de mudanças e efeitos no corpo da mulher, inclusive em sua visão. Os altos níveis de progesterona, hormônio fundamental na gravidez, podem afetar o colágeno da córnea e ocasionar distúrbios temporários ou até mesmo permanentes. Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, essas modificações metabólicas, de circulação e oscilação dos níveis hormonais, provocam desde mudanças temporárias na visão que desaparecem após a gestação até a piora de doenças oculares.

O grau da lente corretiva da gestante pode aumentar?

Sim, de acordo com o especialista, variações hormonais também podem ocasionar mudanças refrativas como o aumento da espessura e da curvatura da córnea e o aumento da curvatura do cristalino que poderão, em algumas situações, levar ao aumento da graduação dos óculos ou lentes de contato, que também podem voltar ao estado anterior após o parto.

A maior circulação de hormônios pelo corpo provoca um inchaço generalizado inclusive na córnea, a lente externa do olho que junto com o cristalino focaliza as imagens na retina. Os sintomas mais frequentes para detectar essa mudança de grau são tontura e dores de cabeça.

Shutterstock

E por menores que sejam quaisquer alterações desse tipo são suficientes para resultar em visão distorcida ou embaçada, sem foco. Notando alguma mudança muito relevante, é preciso procurar por um especialista para analisar já que o diabetes gestacional também costuma apresentar desdobramentos de problemas de visão quando não controlados a tempo.

Altas taxas de açúcar no sangue, quando associadas ao diabetes, podem danificar pequenos vasos sanguíneos que alimentam a retina, risco que aumenta durante a gravidez. Por isso, já sendo diabética ou tendo adquirido durante a gestação, a visão poderá apresentar problemas relacionados à nitidez e foco.

Algumas dicas sobre óculos: