Escolas terão de oferecer lanches saudáveis

Mariana Bueno 

Do Bolsa de Bebê

O Senado aprovou um projeto de lei que proíbe as cantinas e restaurantes escolares de venderem  alimentos gordurosos e bebidas com baixo teor nutricional. A decisão ainda precisa ser aprovada pelos deputados, mas é um projeto que já vinha sendo discutido há vários anos, com o objetivo de garantir uma  alimentação mais saudável para as crianças em idade escolar e evitar o aumento do sobrepeso infantil, que atinge cerca de 33% das crianças entre cinco e nove anos.

Leia também:

Alimentação saudável para crianças

Pais não devem usar comida como recompensa

Receita de hambúrguer divertido para crianças

Obesidade infantil

O projeto determina também que o Sistema Único de Saúde (SUS) desenvolva ações voltadas para a  educação alimentar de professores, alunos e pais. “Historicamente, criança gorda significava criança saudável. Mas atualmente, a  obesidade infantil é um fator de alto risco para a obesidade entre os adultos”, disse o senador Paulo Paim (PT-RS), autor da proposta. O problema merece preocupação e cuidados, pois pode levar a consequências como colesterol alto e diabetes.

Além disso, de acordo com Maria Edna Scorcia, bióloga e coordenadora do Colégio Joana D´Arc, em São Paulo, crianças com sobrepeso têm mais dificuldade em construir relações sociais. “Elas geralmente são excluídas e, como dependem da aceitação do colega, têm  baixa auto-estima” explica.

A ideia é que a aprovação do projeto estimule uma discussão sobre os hábitos alimentares das crianças e desperte nos pais uma conscientização da importância de ensinar aos filhos como comer bem.

Lanche saudável para as crianças

De acordo com o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, fazer as refeições em família, sempre longe da TV e outros equipamentos eletrônicos é uma grande vantagem. “Ao sentar-se a mesa, lembre-se que os filhos são muitos observadores e, se os pais não optarem por alimentos saudáveis, as crianças também não o farão. O exemplo dos pais é sempre o melhor remédio para essas situações e algumas atitudes simples podem fazer com que a situação seja melhor controlada”, diz.

A dica do médico é preparar sempre uma  lancheira nutritiva e variada para garantir que as crianças se alimentem bem o ano todo.

Aprenda a fazer um sanduíche saudável e divertido que as crianças certamente irão adorar!