Exercícios do amor

Quem malha é melhor de cama? Se houvesse garantia de que praticar exercícios físicos significa ter melhor desempenho na hora H, as academias não teriam evasão, certo? Agora, surpreenda-se: a relação entre malhação e sexo não se trata apenas de um mito. A prática de atividades físicas pode contribuir – e muito – para apimentar a relação do casal.

Quando nos exercitamos aumentamos a nossa aptidão física, o que traz benefícios na execução de várias tarefas do dia a dia. Sexo, inclusive. “Além de proporcionar maior disposição, a prática de atividades físicas contribui para melhor desempenho motor, ou seja, amplia a capacidade da pessoa de fazer uso do próprio corpo da maneira que quiser”, explica o professor Luiz Antônio de Almeida, membro do Conselho Regional de Educação Física da 1ª Região (RJ-ES).

Pilates poderoso

Um dos grandes aliados das mulheres na hora do sexo é o Pilates. Mais do que uma simples ginástica para fortalecer os músculos, o Pilates propicia a harmonia do corpo, tornando-o equilibrado e flexível. “Contribui para aperfeiçoar tanto o desempenho desportivo quanto o sexual’, ressalta o professor de Pilates Marcos Costa, da Companhia Athletica, no Rio de Janeiro. O grande segredo dessa atividade é que trabalha os músculos da região pélvica.

Segundo a fisioterapeuta Dayse Chagas, dos Studios D&D Pilates (Rio de Janeiro), a contribuição do Pilates para a melhora da vida sexual é imensa. “Fortalece os músculos da região abdominal e do quadril, muito usados durante o sexo, aumentando a durabilidade do ato sexual. Para as mulheres que sofrem com o relaxamento da musculatura pélvica após a gravidez ou na menopausa, há exercícios focados no fortalecimento dessa região que, inclusive, aumentam o prazer durante a relação”, explica.

A contribuição do Yoga

O Yoga melhora a consciência corporal, o sistema cardiorrespiratório e imunológico, dá maior flexibilidade, aumenta a força física e deixa a mente mais tranquila. Segundo o professor de Yoga Jean Rojas, da Physical (Rio de Janeiro), não só o equilíbrio e a flexibilidade adquiridos por quem pratica Yoga contribuem para melhorar a vida sexual. Assim como no Pilates, há exercícios de Yoga para a região dos quadris. “Algumas posições aumentam o fluxo sanguíneo na região dos órgãos sexuais, melhorando a absorção de nutrientes por eles, o que contribui para revitalizar toda essa região’, explica.

Os benefícios da atividade são tantos que ela pode melhorar até a vida sexual da mulher grávida. “A prática bem orientada de Yoga irá proporcionar maior controle físico e emocional, fazendo com que ela se relacione com o parceiro com mais desenvoltura e satisfação”, garante o professor. Mas atenção, gestante: antes de se inscrever em uma academia, consulte o seu médico. Só ele pode avaliar o seu estado de saúde e autorizar a prática de exercícios.

Dançar também ajuda

A dança é uma atividade física que ajuda muito na relação entre casais. “Dançar trabalha a sensualidade, a expressão corporal, facial e, principalmente, a autoestima. A pessoa que dança adquire maior resistência física, fica bem disposta, mais desinibida e consegue se expressar melhor. Isso tudo contribui para uma vida sexual mais saudável e prazerosa’, explica Mestre Markão, professor de dança da Academia da Praia (Rio de Janeiro).

Segundo ele, muitos casais buscam a dança de salão para superar uma relação desgastada e, com as aulas, conseguem aumentar a cumplicidade e o companheirismo: “Vários casais em crise ou que caíram na rotina se matriculam na aula de dança de salão como uma espécie de terapia de casal”, conta.

Não importa se dançando só ou com o parceiro, tenha certeza de que os benefícios dessa atividade não vão demorar a aparecer. “Homens e mulheres que dançam se sentem mais desejados. A dança faz um bem enorme para as pessoas e é por isso que quem dança seus males espanta”, garante Mestre Markão.

E você, já escolheu o exercício que vai levá-la – e ao seu parceiro – às alturas?