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Flacidez pós-parto: como voltar ao corpo de antes

Publicado 30 Jun 2016 – 05:43 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
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A maternidade é um acontecimento que altera completamente a vida das mulheres. Ao longo dos nove meses de gestação, tanto interna quanto externamente, todo o corpo feminino se altera para se capacitar para a tarefa básica de nutrir o outro ser que está se desenvolvendo dentro dela.

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Mudanças no corpo da gestante

Será sua prioridade máxima recebê-lo, aconchegá-lo e nutri-lo principalmente no seu nascimento e primeiros anos de vida. Para isso, todas as curvas da futura mamãe se avolumam, se arredondam e se amaciam, se tornando verdadeiras reservas de energia. "Toda essa transformação é necessária para que o bebê se desenvolva saudável e seguro", afirma Bianca Almeida, Personal Trainer.

Em uma gestação ideal, as alterações físicas são discretas, se resumindo apenas ao estiramento do tecido que envolve o abdômen, o ganho de volume nos seios e o alargamento do quadril.

"Não existe regra, cada mulher é dona de um organismo diferente e responde de forma única ao pós-parto. Algumas em um mês estão melhores do que antes e outras podem levar meses ou até anos para se desfazerem do corpo de gestante. Uma mãe que já tinha uma rotina de exercícios antes da gravidez tem mais condições de ter um retorno mais rápido e eficiente pós parto.", explica Almeida.

Perder peso após o parto

Certo é que quanto menor o ganho de peso durante a gestação mais rápido e facilmente a mulher poderá a exibir suas medidas de antigamente. "Depois de uma gravidez dificilmente o corpo da mulher vai voltar ao que era antes. É importante que a mamãe tenha consciência de que seu corpo nunca mais será o mesmo. Ela pode voltar a emagrecer e ter sua barriga magrinha, mas suas medidas não serão mais as mesmas", afirma a profissional.

Exercícios após dar à luz

Mas isso não significa que a mulher tenha motivos para se desligar da boa forma. Exercícios físicos oferecem benefícios fundamentais para toda a saúde e é muito importante que a mulher busque encontrar tempo para si mesma, investindo em seu bem-estar e isso pode incluir atividades que valorizem a sua aparência. Mas fique atenta ao período de resguardo antes de retomar a prática de exercícios físicos depois do parto.

"Tem mães que devem esperar pra iniciar suas atividades por causa da amamentação. Algumas sentem uma diminuição significante da produção de leite ao retomar a prática de exercícios físicos", diz Almeida.

Os primeiros anos de vida dos filhos são únicos e é natural que a mulher também queira viver exclusivamente esse mundo, não se sentindo confortável em fazer algo exclusivamente para si. Se esse é o caso, pode ser interessante mergulhar nessa fase e buscar no próprio contexto da maternidade atividades em família como passeios de bicicleta, remo, pedalinho, trilhas, camas elásticas.

Amamentar gasta calorias

A própria amamentação tem um papel muito importante na reorganização do corpo. Quando o bebê mama ele consome as reservas da mãe, acelera o metabolismo e através da sucção no peito, estimula o abdômen e todos os todos os órgãos internos a voltarem para o lugar.

"São os cuidados com a saúde em geral que farão toda a diferença nesse momento", lembra a profissional. Segundo ela, o ideal é utilizar os próprios desafios da nova fase para entrar em forma. Confira as dicas da personal trainer para que você ajude o seu corpo a exiba a melhor versão de si, mesmo depois da chegada dos filhos.

Dicas para evitar e combater a flacidez pós-parto

Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, hortaliças, legumes e verduras que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce das células;

  • Ingira diariamente alimentos que contenham vitaminas A, C e E;
  • Proteínas e colágeno são fundamentais para a sustentação dos tecidos e tenacidade dos músculos;
  • Procure não ingerir gorduras saturadas e açucares
  • Corra das frituras;
  • Beba bastante líquido;
  • Aproveite oportunidades do cotidiano para fazer agachamentos e abdominais;
  • Dê preferência por caminhar sempre que possível. Idas à padaria, supermercado ou à casa das amigas, deixe para ir de carro somente quando necessário;
  • Promova, sempre que possível, atividades ao ar livre em família, jogos de bola, pega-pega, bicicleta, patins. O movimento é que mantém toda a musculatura do corpo firme.
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