https://www.instagram.com/p/BnlxYPVFzzM/
Mesmo com a perspectiva de dar à luz a qualquer momento – já que já chegou ao nono mês da gestação –, Mayra Cardi deixou os seguidores do Instagram intrigados ao compartilhar uma foto em que aparece deitada na cama de barriga para baixo.
Prontamente, ela começou a receber uma enxurrada de comentários questionando a posição e até dizendo que a foto era antiga, anterior à gravidez.
https://www.instagram.com/p/Bn1SiDuAPq5/
Para esclarecer a história, Mayra usou a ferramenta Stories e comentou que, além de não sentir que o barrigão atrapalha, estava deitada em um colchão bastante macio.
“Nada muda na minha vida, mas porque minha cama é macia, é superfofinha, e porque minha barriga não está tão grande assim”, esclarece ela, afirmando que, às vezes, o marido até se deita sobre a barriga dela.
Grávida pode dormir de barriga para baixo?
https://www.instagram.com/p/BnvxWr9FzhT/
Mesmo após a explicação, alguns internautas continuaram questionando a atitude da coach nos comentários da foto, afirmando que, apesar de a cama ser macia e de ela não se sentir incomodada, o peso do corpo sobre a barriga pode prejudicar o bebê. De acordo com a ginecologista e obstetra Ana Carolina Lúcio Pereira, a posição realmente não é a mais indicada para mulheres que já passaram do oitavo mês da gestação
Conforme explica a especialista, caso a mulher se sinta confortável, deitar-se de barriga para baixo não é necessariamente um problema até a 32ª semana da gravidez, mas, depois disso, pode gerar complicações. “Depois desse período, o útero já está grande e vai comprimir um pouco mais o corpo da paciente, então o ideal é virar sempre do lado esquerdo”, afirma.
https://www.instagram.com/p/Bn3yb6cF53o/
Segundo a médica, apesar de o bebê estar envolto no líquido amniótico, uma pressão muito grande na barriga pode comprimir a veia cava (responsável por transportar o sangue venoso do abdômen e dos membros inferiores para o coração), trazendo riscos tanto para a circulação sanguínea do bebê quanto da mãe.
Apesar de indicar que grávidas devam sempre tentar dormir de lado – especialmente do lado esquerdo, já que isso facilita o fluxo sanguíneo – após o oitavo mês da gestação, a médica adiciona que deitar-se brevemente com a barriga para baixo, como fez Mayra, não é prejudicial nem para a mãe nem para o bebê caso a mulher esteja confortável. “De vez em quando até depois de 32 semanas, virar um pouquinho, deitar para baixo não vai fazer mal”, conclui.
https://www.instagram.com/p/BnAGkHslZSy/
Dúvidas sobre gravidez: veja mais
- Grávida com linha escura na barriga: o que isso significa?
- Saiba quais são as três melhores posições para grávidas dormirem
- Insônia na gravidez: médica ensina o que fazer para pegar no sono