Grávida sarada volta a malhar quatro dias depois do parto: pode? É saudável?

A nutricionista Gabriela Zugliani engordou três quilos até os oito meses de gestação da filha Betina e exibia uma barriga impressionantemente trincada mesmo na gravidez, o que a fez ficar conhecida como a “grávida sarada”. Logo após dar à luz por meio de uma cesárea, ela postou uma foto mostrando o abdômen já cheio de “gominhos”. Isso foi o suficiente para criar polêmica em torno da gravidez e do corpo de Gabriela. O burburinho aumentou agora que, quatro dias depois do parto, ela declarou já ter voltado a malhar e, novamente, mostrou a barriga tanquinho. Daqui 15 dias, a nutricionista diz que vai fazer musculação. Ela garante que tudo tem a aprovação de seus médicos e que seu caso é raro. Mas, afinal, é saudável?

Leia também:
Grávida sarada engorda só 3 kg até os 8 meses e vira polêmica. Mas, afinal, faz mal?
Como ficou a barriga da “grávida sarada” após dar à luz: foto de logo depois do parto
Modelo grávida de 8 meses exibe barriga trincada e causa polêmica na internet

Quanto tempo depois do parto pode voltar a malhar?

O tempo de retorno às atividades físicas depois de ter filho é uma dúvida frequente entre as mulheres, e tudo depende muito das condições de cada uma.

A recomendação costuma variar de acordo com o tipo de parto. Em caso de cesárea, é normalmente indicado que se volte às atividades físicas depois de, no mínimo, 40 dias, ou de seis a oito semanas; tudo depende da indicação do médico. Já no parto normal, o tempo é de duas semanas.

Normalmente, a dica é não ficar sedentária durante a gravidez – no entanto, nada é regra nesses casos. Tudo depende da particularidade de cada mulher. Mas, em um quadro geral, quem não fez exercícios físicos na gestação deve pegar mais leve na tentativa de voltar ao corpo de antes – processo que também envolve genética, aumento de peso na gravidez, preparo físico antes da gestação, alimentação, entre outros. A musculação, em específico, deve ser acompanhada mais de perto, aprovada e dirigida pelo médico.

Caso da “grávida sarada”: entenda

Gabriela Zugliani já é mãe de outros dois meninos, e sua terceira herdeira nasceu de cesárea. Segundo a nutricionista contou em seu Instagram, a musculatura muito forte e fibrada no abdômen e no útero dificultaria muito um parto normal. Com o corpo superdefinido, ela chegava a levantar 150 quilos nas costas e cerca de 500 nas pernas durante os exercícios na gravidez.

Gabriela fez questão de reiterar que tudo foi feito com liberação médica. De acordo com ela, o corpo impressionante na gravidez e dias depois de dar a luz é fruto de muito esforço e dedicação na alimentação e na malhação – ambas praticadas com extrema disciplina já 16 anos.

Quatro dias depois do nascimento de Betina, Gabriela postou uma foto em seu Instagram contando que foi à academia fazer 30 minutos de transport. “Como falei em posts anteriores, minha cicatrização é bem rápida. Os pontos são somente internos, e não externos. Não tenho mais dor e nem incômodo no local”, falou. Em 15 dias, ela garante que voltará à musculação, mas pegando leve. “Não vai ser no ritmo que eu tinha. No leg press, por exemplo, vou pegar 200 kg de cada lado. Para uma pessoa comum, pode parecer muito. Mas, para mim, não é nada. É muito leve. Meu caso não é comum mesmo. Então, por favor, não repitam”, recomenda a nutricionista, que dá de mamar à filha de três em três horas.

Ela diz que cada um deve se exercitar de acordo com a sua condição e respeitando o tempo de preparo físico que acumulou durante toda a vida.