Gravidez fora do útero, também conhecida como gravidez ectópica, consiste na implantação do óvulo fertilizado fora da cavidade uterina, explicou ao VIX o ginecologista Alejandro Polaino de Halitus, do Instituto Médico.
Este problema resulta em aborto, já que o feto não pode crescer fora do útero e também coloca em risco a vida da mãe. A condição aumentou nos últimos anos: 1,1% das mulheres experimentam esta gravidez.
Segundo a pesquisa “A gravidez ectópica está aumentando no mundo”, de Carmen Fernández Arenas, mestre em atenção integral às mulheres em Cuba, a gravidez ectópica é uma das três principais causas de morte materna.
Diante de um problema tão importante para as mães, o ginecologista respondeu a perguntas sobre gravidez fora do útero.
Qualquer mulher pode ter uma gravidez ectópica?
Sim, mas existem diferentes fatores de risco que aumentam as chances de gravidez ectópica. São eles: uso de dispositivos intra-uterinos (DIU) como contracepção, doença inflamatória pélvica, gravidez ectópica anterior, cirurgia abdominal anterior, endometriose e até mesmo a gravidez por técnicas de reprodução assistida.
Como ocorre a gravidez ectópica?
Esta gravidez ocorre quando o óvulo fertilizado não chegar ao útero e passando pelas trompas de Falópio são implantados em outros lugares fora do útero.
Quais são os sinais da gravidez ectópica?
- Falta de menstruação
- Dor pélvica e abdominal unilateral, aguda ou difusa
- Massa anaxial palpável
- Metrorragia (sangramento ocorrendo fora do período menstrual)
- Náusea e vômito
- Fadiga constante
Qual é o tratamento que pode ser seguido em caso de gravidez ectópica?
Existem 3 tipos de tratamento para esta gravidez: tratamento cirúrgico, tratamento médico ou expectante.
Como uma mulher deve ser cuidada depois de ter uma gravidez ectópica?
Caso o tratamento tenha sido uma cirurgia laparoscópica, a recuperação é rápida, segundo o ginecologista. Em 2 semanas você pode retornar à sua rotina diária. Em caso de laparotomia, a recuperação ocorre em cerca de 3 semanas. Além disso, o ginecologista acrescenta que “nos tratamentos médicos, temos que levar em conta o monitoramento até sua negativização, que pode ser mais longa”.
Uma mulher que já teve uma gravidez ectópica pode voltar a ter outra?
Mulheres foram submetidas a operações conservadoras, há um risco maior de ter uma gravidez ectópica novamente. As que tiveram as trompas removidas, no entanto, têm a mesma probabilidade de uma mulher que nunca experimentou esse tipo de gravidez.
A gravidez ectópica é hereditária?
Não. Estudos científicos tentaram conectar a gravidez ectópica com um fator hereditário, mas não encontraram qualquer relação.
Cuidados durante a gravidez
- Melasma na gravidez: veja os 5 jeitos mais eficientes de tratar
- Queimação no estômago na gravidez pode ser amenizada com 6 dicas
- São estas as 4 frutas que podem te livrar dos enjoos na gravidez
Original Author: Anastasia Pérez Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/anastasia-perez
Original ID value: 213944
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/213944/embarazo-fuera-del-utero-senales-para-identificarlo-de-acuerdo-a-ginecologo