Idade ideal para cada esporte

Mariana Bueno

Do Bolsa de Bebê

De acordo com dados do IBGE, o  sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre cinco e nove anos de idade. Os números também apontam vários problemas que antes eram encontrados apenas na fase adulta, como hipertensão, complicações cardíacas, diabetes, colesterol, entre outros.

Leia também:

Como manter a rotina dos filhos nas férias

Como incentivar a leitura em crianças

Como lidar com a timidez dos filhos

Para reverter esse quadro, os esportes para crianças podem ser um grande incentivo, além de um prazer para os pequenos. “Desde que não seja para fins competitivos, dos cinco aos 10 anos a maioria das modalidades esportivas podem trazer grandes  benefícios para as crianças. A prática de atividades físicas também ajuda a unir as pessoas, estreitar laços de amizades e facilitar a participação em grupos diferentes”, afirma o personal trainer Givanildo Matias, diretor da Test Trainer.

Um erro comum acontece quando alguns pais ignoram as limitações e os desejos dos filhos para buscarem o seu próprio desejo pessoal de ter um filho campeão. De acordo com o personal, o mais interessante é tentar fazer com que a criança tenha experiências em várias  modalidades  esportivas dos cinco aos 11 anos e, depois dos 12 anos, ela mesma já será capaz de escolher a que mais gostou e essa sim poderá ser tratada de forma competitiva se for a vontade dela. “É importante desde cedo que à criança possa entender o que é uma competição e participar delas, mas sem grandes cobranças, sem ter a mesma pressão que um atleta. Para isso é preciso que os pais observem a resposta de cada um dos filhos a cada atividade e, se em um determinado momento perceber que a criança está passando do ponto, pode ser interessante mudar de atividade”, aconselha.

Idade certa da criança para cada esporte

Natação

Quando começar: 5 anos

Benefícios da natação : melhor desenvolvimento cardiorrespiratório e aumento da resistência.

Futebol

Quando começar: 7 anos

Benefícios do futebol: melhor desenvolvimento motor, agilidade, velocidade, equilíbrio e precisão de movimentos.

Judô e karatê

Quando começar: 7 anos

Benefícios das lutas: melhora no preparo psicológico, estímulo do respeito ao próximo, aumento da capacidade aeróbica e do equilíbrio emocional.

Ginástica olímpica

Quando começar: 7 anos

Benefícios da  ginástica olímpica: maior equilíbrio e agilidade.

Vôlei

Quando começar: 10 anos

Benefícios do vôlei: aumento na percepção da distância, ganho em velocidade, profundidade e equilíbrio, movimentos biomecânicos (elevação do braço, utilização do ombro, etc).

Basquete

Quando começar: 12 anos

Benefícios do basquete: aceleração do desenvolvimento motor, melhora na postura, aumento da eficiência nos movimentos de braço e do equilíbrio.