Infertilidade masculina: causas e tratamentos

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Muitas mulheres sofrem com dificuldade para engravidar, mas nem sempre a infertilidade é um problema feminino. O médico Edson Borges Junior, especialista em Fertilização Assistida e diretor do Grupo Fertility, explica que a origem dessas dificuldades distribui-se igualmente entre homens e mulheres – cada um contribuindo com 40% –  e os outros 20% atribuídos a fatores externos ou de incompatibilidade.

Leia também:

Tratamento para infertilidade

Não consigo engravidar: o que fazer?

20% da população em idade reprodutiva tem problemas de fertilidade

Por isso, se o casal estiver há mais de um ano tentando engravidar sem sucesso, é preciso buscar orientação profissional, já que um grande número de inovações tecnológicas e científicas em medicina reprodutiva tem melhorado as opções para o tratamento de casais inférteis.

Depois de realizar os exames, se for comprovado que a mulher está com seu potencial reprodutivo adequado, os homem deve ser examinado para verificar sua fertilidade, embora muitos ainda se mostrem resistentes quanto a isso. “Rompida a primeira barreira, o homem geralmente vê que muitos outros estão na mesma situação – buscando solucionar um problema e realizar um desejo – e passa a colaborar de forma pró-ativa. Afinal, quanto mais cedo for diagnosticada a causa da infertilidade, mais cedo também virá a solução”, diz.

Tratamento para infertilidade masculina

A primeira medida é o levantamento do histórico de saúde do paciente, levando em conta informações sobre doenças que tem ou já teve, cirurgias já realizadas, medicamentos usados, e hábitos como vícios, alimentação, sedentarismo, entre outros. Depois disso, é feito um exame para analisar os espermatozoides.

Mesmo nos homens considerados férteis, até 50% da população de espermatozoides do ejaculado pode apresentar alterações de motilidade e até 96% na morfologia, entre outras variáveis analisadas. O espermograma também é bastante útil para fornecer informações sobre o estado das glândulas acessórias, como próstata e vesículas seminais”, explica.

Outros testes também podem ser feitos, dependendo dos resultados apresentados em cada caso. De acordo com o médico, os três fatores genéticos mais relacionados à infertilidade masculina são: aberrações cromossômicas, mutações gênicas e microdeleções do cromossomo Y.

Em até 38% dos casos, a varicocele – que consiste na dilatação anormal das veias testiculares e que acaba comprometendo a qualidade do sêmen – é o problema de origem da infertilidade, que pode ser revertido. “Também são passíveis de correção problemas como disfunção erétil, fimoses muito graves, ejaculação retrógrada, abuso de álcool, drogas ou superexposição a substâncias tóxicas encontradas em pesticidas e outros químicos”, afirma.

O vídeo explica um pouco mais as causas de infertilidade feminina e masculina. Veja: