Insônia na gravidez é normal?

Durante a gravidez, as diversas mudanças que acontecem no corpo podem provocar alguns efeitos colaterais, entre eles, a dificuldade de dormir. Entretanto, se você tem esse problema, saiba que ele pode afetar até 90% das gestantes, principalmente a partir do terceiro semestre de gravidez. É o que explica a ginecologista Dra. Carla Realti, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.

Leia também:
10 dicas para dormir bem durante a gravidez 
3 melhores posições para grávida dormir 
Como dormir bem após o nascimento do bebê

Segundo a especialista são divas a causas para a  dificuldade de dormir. “As diversas noites mal dormidas durante essa fase estão relacionadas não só aos níveis hormonais, como também à movimentação noturna do feto, o aumento da vontade de urinar, a azia, calor, pernas irrequietas, obstrução nasal causada pelo edema gravídico e outros fatores”, explica a médica.

Além disso, a dificuldade em encontrar uma posição confortável para dormir, em função da hiperlordose na coluna também pode atrapalhar o sono. O resultado, no dia seguinte, é a alteração de humor, aumento da ansiedade e até mesmo queda de imunidade. “Essa  falta de sono afeta diretamente a disposição no dia seguinte, já que o descanso é insuficiente durante a noite”, comenta a ginecologista.  “A homeopatia também é um opções para atenuar efeitos da insônia, diminuir a ansiedade, os incômodos no corpo e os enjoos”, ressalta.