O ato de sugar é fundamental para o bebê nos primeiros meses de vida, pois ajuda a acalmá-lo e traz uma sensação de conforto. No entanto, ao completar um ano de vida, os pais devem começar a estimular o pequeno a abandonar a mamadeira e a chupeta, uma vez que seu uso prolongado pode comprometer a formação da estrutura bucal do bebê.
Leia também:
Quantas horas de sono meu bebê precisa? Veja a conta para cada idade: dos 0 aos 6
Cólicas nos bebês: 3 causas e 1 truque para acabar com elas de uma vez por todas
9 benefícios maravilhosos que a amamentação traz para mãe e filho
O começo tende a ser um pouquinho complicado, mas vale lançar mão de alguns truques, como familiarizar as crianças desde cedo com os futuros amigos. A partir dos seis meses, mesmo período em que os alimentos são inseridos na dieta, as mães podem usar copos de transição, em vez de mamadeira, para dar água e sucos aos bebês.
Esses produtos têm bico macio e inclinado, que não machuca a gengiva e facilita os primeiros goles. Já as alças laterais trazem maior segurança e se adaptam às mãos pequenas e a válvula antivazamento garante que o líquido só saia quando o bebê estiver com a boca no bico, evitando aquela bagunça indesejada.
Quando ele estiver maiorzinho, com mais ou menos um ano, você também pode investir nos copinhos sem bico que permitem que o pequeno beba direto na borda, como em um copo para adultos. A vantagem é que o produto também conta com a válvula de segurança, impedindo a saída do líquido mesmo que o bebê chacoalhe bastante.
Como tirar a mamadeira
- Explique ao seu filho que crianças grandes e adultos não usam mamadeiras, mas copos. Esse estímulo costuma dar certo, já que os pequenos gostam de imitar os adultos;
- Não deixe a mamadeira à disposição dele o tempo inteiro ou ele pode usá-la, inclusive, como chupeta;
- No começo, intercale a mamadeira com o copinho e diminuía a frequência dela conforme o bebê for se adaptando.