Não há dúvidas que tornar-se mãe é uma experiência única que muda completamente a vida de uma mulher. Um misto de alegrias, descobertas e emoções descreve bem a maternidade. No entanto, quem é mãe sabe que nem tudo são flores. O cansaço, privação do sono, as mudanças físicas e psicológicas que esta nova fase compreende também estão na ordem do dia.
Não importa se é mãe de primeira viagem ou mãe experiente: muitas mulheres têm sentimentos de tristeza após o parto. Isso pode variar de um breve episódio a outro em que a desesperança e a ansiedade são muito maiores e mais profundas. Esta condição é conhecida como depressão pós-parto.

Portanto, é importante que tanto as mães e quanto as pessoas mais próximas a elas estejam cientes dos sintomas deste distúrbio, bem como dos comentários que não se deve dizer a uma mulher que esteja sofrendo de depressão pós-parto.
1. Eu não entendo como você pode se sentir assim. Este era para ser o momento mais feliz da sua vida
Uma mãe com depressão pós-parto pode não ter sido diagnosticada, então, esse tipo de comentário pode deixá-la ainda mais para baixo. Pode até mesmo levá-la a confundir sua doença com a crença de que ela é uma mulher má ou um fracasso na maternidade.
Caso a mãe já conheça sua condição, o que ela precisa é ser ouvida e amparada. E que não seja atacada com esses tipos de comentários, que mostram apenas falta de tato ou compreensão de seus sentimentos.

2. Não se preocupe, todas as mães de primeira viagem se sentem assim
Não há dúvida de que ser mãe é uma experiência cheia de emoções e, em muitos casos, esses sentimentos podem ser esmagadores. No entanto, a depressão pós-parto é muito mais do que isso. Da mesma forma, generalizar e dizer “todas as mães” é uma maneira terrível de minimizar o que uma mulher específica está passando.

3. Seu filho tem mais de um ano, você não deveria mais se sentir assim
Como com qualquer doença, não há período padronizado de recuperação. Cada mulher é diferente e, por isso, o tempo necessário para recuperar o bem-estar e saúde mental não é o mesmo para todas.

4. Há tantas mulheres que não podem ter bebês. Você tem sorte!
Com certeza, a mamãe já sabe a sorte imensa que tem. Sua depressão pós-parto não tem nada a ver com a gratidão que ela sente por ser mãe. Se uma mulher que sofre dessa depressão pudesse apenas estalar os dedos e se sentir bem, ela o faria, mas a realidade é totalmente diferente.

5. Você não parece triste
A depressão não se manifesta apenas com a tristeza aparente. Esta condição também pode se traduzir em irritação, frustração, total falta de sentimentos, falta de interesse, desesperança, culpa, entre outros.

6. Talvez se _______ (inserir alguma atividade / evento / comida) você se sentiria melhor
Você é o psicólogo ou psiquiatra da mãe? Não? Bem, nesse caso, é melhor poupar esse tipo de comentário. Superar a depressão pós-parto não é tão simples como “dar um passeio no parque”. Se fosse, todo mundo faria isso e não seria uma condição médica que correspondesse à saúde mental.
7. Você não ama o seu bebê?
Obviamente, ela ama, ama e adora seu bebê! Quando uma mulher tem depressão pós-parto, isso não significa que não cuide de seu filho. Tristeza, ansiedade e raiva são sintomas do distúrbio, assim como a tosse é um sintoma de um resfriado.

8. Você achou que a maternidade seria fácil? O que esperava?
Ser mãe não é uma tarefa fácil, mas isso não tem nada a ver com depressão pós-parto. As mulheres que sofrem com isso não são preguiçosas ou, necessariamente, tinham outra expectativa com relação à maternidade. O que acontece é que elas vivem uma condição médica que requer atenção e tratamento.

9. Deveria estar pensando no bebê e não em você
Antes de dizer o que uma mãe deve ou não fazer, é importante entender que ela não escolheu ter depressão pós-parto. Como qualquer doença, a mulher tem que se sentir bem para estar bem com as pessoas ao seu redor, incluindo seu bebê. Com o tratamento certo, ela poderá em breve superar essa condição.

10. Você não vai machucar seu bebê, certo?
Aqueles que não estão cientes da depressão pós-parto podem confundi-la com a psicose pós-parto, que é uma condição mais séria e muito mais rara. Isso inclui alucinações, paranóia, insônia e um comportamento bastante errático e estranho.

Dificuldades pós-parto
- Estigma de “péssima mãe” impede mulheres de buscar ajuda
- Cérebro da mãe que tem depressão pós-parto é alterado
- Uma mulher precisa de um ano para se recuperar do parto
Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 217158
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/217158/frases-que-jamas-debes-decirle-a-una-madre-que-sufre-depresion-posparto