Mamão para rachaduras nos seios funciona? Médica responde

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

As receitas caseiras da época das nossas avós, vez ou outra, têm respaldo científico e, de fato, trazem benefícios para a saúde ou ajudam a combater algum mal. No entanto, esta não é uma regra. Na amamentação, por exemplo, a recomendação de passar  mamão para rachaduras ou casca de banana pode ser ainda mais prejudicial.

Veja também:
Mãe adotiva pode amamentar? Especialista explica
16 erros que atrapalham a amamentação e 23 soluções simples para eles
Bombinha de tirar leite elétrica ou manual: qual é melhor? Especialista explica

Embora seja comum, Luciana Herrero, pediatra especialista em amamentação e gestora do Instituo Aninhare explica que a prática é um equívoco. “É claro que as cascas das frutas têm vitaminas. Mas, quando um peito está rachado ou com fissuras e você coloca alimentos em contato com esses machucados, a chance de entrar bactérias que causam a mastite é muito grande”, alerta.

Portanto, a recomendação não serve como prevenção e tampouco como tratamento. “A fissura não é causada pela falta de vitaminas. Ela é causada pela pega errada. Se um bebê está mamado de forma errada, é ao abocanhar o bico do peito que ele vai machucar a mãe. Por isso, antes de passar qualquer tipo de receita caseira ou pomada para rachaduras, é essencial verificar e corrigir a amamentação”, explica a especialista.

Dicas para amamentar sem dor

Segundo Luciana, existem alguns truques que podem ser utilizados para evitar os machucados:

Antes da mamada é necessário deixar o mamilo flexível. Com o polegar e o indicador, mexa na região até que ela fique mais molinha.

Se o peito estiver muito cheio o bebe também não abocanha direito. Por isso, nesses casos, tente ordenhar um pouco antes das mamadas. O leite extraído pode servir como doação para outros bebês.