É comum alguns bebês nascerem com uma mancha arroxeada na região das nádegas e costas. À ela é dado o nome de mancha mongólica, também conhecida como melanocitose dérmica congênita. Essa mancha aparece no nascimento ou durante as primeiras semanas de vida do pequeno, mas tende a desaparecer com o tempo.
Desaparecimento da mancha
Geralmente, manchas mongólicas desaparecem no primeiro ano de vida do bebê, mas podem persistir até a adolescência, embora seja raro em crianças em idade escolar. Ainda que sejam bastante aparentes, a marca não está associada a nenhuma doença e, por isso, não conta com recomendações médicas de tratamento.
Incidência
A mancha tem incidência semelhante em ambos os sexos, mas varia significativamente entre diferentes grupos raciais. Elas são muito comuns em crianças asiáticas, em que ocorrem em mais de 90% dos recém-nascidos e nas populações negras, em que acometem cerca de 80%. Já nos brancos europeus ou caucasianos a mancha aparece em menos de 10%. No Brasil as manchas ocorrem entre 40% a 80% da população dependendo da região.
Curiosidades sobre o nascimento:
- Pele amarelada do bebê pode ser sinal de icterícia: Veja como
- Tomar sol todo dia ajuda bebês a absorverem vitamina D
- Gêmeos podem nascer em dias diferentes: Entenda o que acontece