Criança é assim: brinca, se diverte, cai, bate, corta e rala. No começo, as mães podem se assustar com tantos machucados, mas logo entendem que eles são apenas parte do aprendizado. Traumas mais sérios precisam ser atendidos por um profissional de saúde, já casos simples podem ser tratados em casa, basta contar com os produtos certos e uma dose de carinho.
Como cuidar de ferimentos
Cortes
O primeiro passo ao verificar o ferimento é acalmar a criança. Diga que não foi nada e que logo vai passar. Se você se mostrar apavorada, o pequeno também vai ficar.
Lave a região com água e sabão. Isso reduz o risco de infecção e ajuda a ver o “tamanho do estrago”. Em seguida, aplique um antisséptico à base de iodopolividona, substância que oferece comprovada proteção, pois elimina bactérias, fungos e vírus.
Para fechar a ferida, aposte em um curativo com a tecnologia hidrocolóide. Ao contrário da gaze e dos curativos tradicionais que apenas “cobrem” a área afetada, ele cria o ambiente ideal para o processo de cicatrização e não gruda na ferida.
No entanto, se o sangramento não cessar e o corte parecer profundo, leve o pequeno ao pronto-socorro para verificar a necessidade de levar alguns pontos. A criança também precisa de assistência médica caso seja mordida por um cachorro (há grandes chances de infecção) ou se corte com um objeto enferrujado.
Ralados
Na hora de lavar a ferida, faça com bastante atenção: como os ralados acontecem em superfícies bem ásperas, como asfalto ou calçada, costumam ficar com a sujeira “impregnada” e o risco de infecção é grande.
Depois, aplique o mesmo antisséptico à base de iodopolividona e cubra com curativo com hidrocolóide, mas, desta vez, opte pela versão Corte e Use. Ela vem em um tamanho grande e você corta de acordo com o que vai usar. Como não limita os movimentos e nem repuxa a pele, é ideal para ser aplicado em joelhos e cotovelos.
Os curativos Betaplast™ contam com a tecnologia hidrocolóide e podem ser usados em qualquer parte do corpo. Proteção e cuidado para toda a família.