É comum que bebês encostem seus rostos no colo da mãe ou do pai. Além de ser algo absolutamente adorável, existe uma razão biológica – e muito importante – que o impulsiona a fazer esse gesto.
Os recém-nascidos são dotados de inúmeros reflexos involuntários que desaparecem com o tempo, mas que são extremamente valiosos durante o período em que o cérebro não está totalmente desenvolvido para ajudá-los a se desenvolver de forma saudável. É importante que os pais conheçam todos os reflexos deste primeiro momento da infância para conseguir entender melhor seu bebê.
Por que o bebê encosta o rosto na mãe?
Este gesto, em específico é denominado reflexo de busca. Ele costuma durar até os quatro meses de idade. De acordo com pesquisas publicadas na Academia Americana de Pediatria, este é um importante reflexo que permite que o recém-nascido busque comida.
Quando o bebê gira a cabeça e esfrega o rostinho no colo da mãe ou do pai, ele está na verdade, tendo um reflexo involuntário em busca do mamilo da mãe para conseguir mamar. Isso pode significar que o pequeno está com fome. Por isso é comum que ele acabe também fazendo o movimento de sucção com a boquinha.
Cuidados com bebês
- 10 dicas para cuidar do bebê recém-nascido
- Ajude seu filho a deixar as fraldas em apenas uma semana
- Receita poderosa solta intestino dos bebês e acaba com o sofrimento