Nutricionista mostra o que gestante NÃO pode consumir (e não é só bebida alcoólica)

Toda grávida sabe que para o bebê se desenvolver e nascer saudável é preciso apostar em uma dieta rica em nutrientes, deixando de lado alimentos que podem ser nocivos à mãe e o pequeno.

Encabeçando a lista do que a gestante não deve consumir estão as bebidas alcoólicas: o álcool pode ultrapassar a placenta a prejudicar o bebê, causando malformação e até parto prematuro.

O que gestante não deve consumir na gravidez

A nutricionista materno infantil Andreia Friques listou em seu perfil no Instagram os alimentos que não são recomendados para as gestantes. Confira:

Alimentos industrializados e processados

Alimentos processados trazem grande quantidade de sódio, que causam inchaço e retenção de líquidos, especialmente durante a gravidez. Já os embutidos como salame e salsicha, por exemplo, possuem substâncias químicas como estabilizantes que podem provocar alergias.

“Na verdade, não são saudáveis para ninguém, mas especialmente durante a gravidez, na qual a mãe e o bebê precisam é de uma alimentação que contenha todos os nutrientes e vitaminas essenciais, e não excessos de açúcar, químicos e sódio”, afirma a nutricionista.

Café

A grávida deve evitar café ao máximo, assim como outras bebidas com cafeína, como mate e chá verde. A substância estimulante atravessa a placenta e pode estimular os nervos e músculos do bebê. Se a gestante não conseguir cortar o cafezinho, a dica é moderar na quantidade e escolher o tipo coado, mais ralo.

“Não recomendo cafés expressos tipo cápsulas pelo risco de contaminação de Bisfenol-A e alumínio”, diz Andreia Friques.

Carnes cruas ou mal passadas

Do sushi ao bife mal passado, há possibilidade de contaminação por bactérias e protozoários. Por isso, a recomendação é apostar em carnes bem cozidas e de boa procedência.

O mesmo vale para queijos crus e que não sejam feitos a partir de leite pasteurizado. Em casos mais graves, o peixe cru pode transmitir uma verminose conhecida como difilobotriase e, a carne mal passada (e também defumadas), há riscos de toxiplasmose.

Molhos salgados

Andreia Friques afirma, ainda, que molhos como o shoyu também é prejudicial para a gestante, graças a alta quantidade de sódio, corantes e aditivos como o glutamato monossódico, que podem ocasionar dores de cabeça e desconforto abdominal.

https://www.instagram.com/p/BrsC00ngYZv/

Alimentação saudável na gravidez