Rabiscos e desenhos de crianças são comuns em cadernos, pedaços de papéis avulsos e até mesmo, claro, em paredes das casas. Antes de ficar brava com seu filho por riscos fora do lugar, que tal analisar a “obra de arte” dele? De acordo com um estudo do King’s College London, o desenho dos pequenos pode dizer algo sobre a inteligência deles.
Leia também:
11 coisas que não deveríamos dizer para nossos filhos
8 erros GRAVES que os pais cometem ao estimular a fala dos filhos
Como ensinar os filhos a investir
A pesquisa, divulgada em uma reportagem da revista “Time”, contou com a análise de desenhos de 7700 pares de gêmeos de 4 anos de idade. No estudo, as crianças deveriam desenhar alguém da idade delas. Após os “rabiscos”, os gêmeos eram submetidos a testes de habilidades. O resultado foi que crianças que criaram desenhos com grande quantidade de detalhes recebiam notas mais altas nos testes que analisavam a inteligência.
Após dez anos da primeira parte do estudo, os mesmos gêmeos, agora com 14 anos, passaram por uma nova análise e os pesquisadores verificaram que aqueles que haviam desenhado retratos mais elaborados continuaram recebendo notas maiores que os demais nos testes de inteligência.
De acordo com o estudo, portanto, a riqueza de detalhes nas obras poderia dar indícios de que existe uma possibilidade de “prever” a inteligência das crianças a longo prazo. A pesquisa ainda observou que os desenhos de gêmeos idênticos eram mais parecidos entre si do que os rabiscos de gêmeos diferentes.