O que significa quando a criança acorda chorando de um sonho? O que fazer?

por | jun 25, 2016 | Gravidez e bebês

Fenômeno comum em qualquer idade, um pesadelo intenso chega a fazer qualquer um acordar até mesmo de um sono profundo. No caso de crianças pequenas, o fato pode ser ainda mais complexo, resultando em um despertar no meio da noite acompanhado de choros assustados.

Para crianças muito pequenas nem sempre é fácil distinguir o que é sonho e o que aconteceu de verdade, por isso elas podem acordar de madrugada com medo e permanecer assim por algum tempo. Se seu filho já acordou chorando e te pegou de surpresa, não se preocupe, pois ele provavelmente teve apenas um sonho ruim.

Pesadelo ou terror noturno?

ShutterStock

Porém, se o fato acontece com muita frequência, a criança pode estar sofrendo de terror noturno, distúrbio que acomete crianças de 4 a 12 anos e que não tem uma causa definida. De acordo com a psicóloga Ana Cássia Maturano, o despertar abrupto pode fazer a criança apresentar olhar de ansiedade, realizar gestos descoordenados, andar, pular, gritar e até chorar.

O episódio pode vir acompanhado de taquicardia, sudorese ou respiração rápida e após o evento a criança volta a dormir. O distúrbio não proporciona lembranças ou vestígios de seu acontecimento e, portanto, não causa qualquer prejuízo ao pequeno.

Se seu filho realmente desperta com lágrimas, ele provavelmente só teve um pesadelo, já que crianças que sofrem de terror noturno raramente acordam de fato. Quando isso acontecer, tente acalmar o pequeno explicando que o ele passou não é real e que não há qualquer perigo em voltar a dormir. Evite dar broncas compreenda a aflição da criança.

Casa cheia:  5 melhores conselhos para pais que têm muitos filhos