Pode correr na gravidez ou faz mal para o bebê?

Na grande maioria dos casos, durante a gravidez a mulher pode continuar fazendo tudo o que fazia antes, sem grandes restrições. Isso inclui também a prática de atividades físicas, que melhoram o preparo físico e são benéficas também para o psicológico.

Leia também:
Benefícios da atividade física na gravidez
Exercícios ajudam a aliviar dores na gravidez
Exercícios na gestação: quem não pode fazer?

“A gestação de baixo risco é uma fase da vida da mulher e não pode ser encarada como doença, por isso ela deve considerar as atividades habituais como normais. É claro que existem situações que exigem cuidados especiais, como no alto risco e  ameaça de parto prematuro“, diz a ginecologista e obstetra Marcia da Cunha dos Reis, coordenadora da Maternidade do Hospital de Clínicas Padre Miguel (HCPM), Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Atividade física na gestação

Segundo ela, a prática de  exercícios físicos durante a gravidez deve ser encorajada. “Gestante sim, sedentária jamais”, afirma. No entanto, qualquer prática deve ser orientada por profissionais capacitados. E os exercícios de alto impacto ou que exijam pressão abdominal devem ser evitados.

Grávida pode praticar corrida?

A médica diz que as corridas leves estão liberadas e podem ser praticadas normalmente. Só devem ser evitadas no último trimestre da gravidez, quando há um aumento do volume abdominal e risco de queda.